A audiência pública sobre o Plano Diretor, que aconteceu nesta terça-feira (7) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), estava prevista para contar com a participação da sociedade civil e da população em geral. No entanto, não foi exatamente o que aconteceu. O momento foi marcado pelo impedimento da entrada, por parte da CMJP, dos representantes do fórum do Plano Diretor participativo, entidade da sociedade civil organizada e composta por estudantes, professores, pesquisadores e ativistas. A Guarda Civil Municipal chegou a ser acionada.
O vereador e membro da comissão multidisciplinar criada pela CMJP para auxiliar no progresso do Plano Diretor da Capital, Marcos Henriques (PT), estava presente no momento e se posicionou em suas redes sociais contra o acesso seletivo da população à galeria: “o povo sendo barrado na casa do povo”, disse o vereador.
Na conta de Instagram oficial, a CMJP postou a gravação de um vídeo durante a audiência pública, acompanhada do texto “A discussão é aberta à população que se mobiliza e reivindica no espaço disponível em frente ao plenário”. Nele, é possível observar um servidor da Prefeitura Municipal de João Pessoa presente na audiência pública.
Entramos em contato com a Câmara Municipal de João Pessoa e com o fórum do Plano Diretor, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.