O prefeito Cícero Lucena (PP) participou do lançamento do programa Coração Paraibano, parte da rede de cuidados para ocorrências cardíacas da capital. O governador João Azevêdo (PSB) abriu o evento, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) no Espaço Cultural. Na ocasião, o prefeito afirmou que o projeto vai atuar de forma complementar às ações implementadas pelo município, como a hemodinâmica do Hospital Santa Isabel, que é referência para ocorrências cardíacas. O governador pontuou que o planejamento do programa também inclui a pretensão de levar o serviço para hospitais de Patos e Campina Grande.
“O atendimento rápido é essencial no que se refere à emergências cardíacas. São ações como essa que salvam vidas e o governador demonstra sensibilidade em compreender isso. Esse serviço, somado ao programa de hemodinâmica que implantamos no Santa Isabel, poderá oferecer eficiência e qualidade nessa resposta”, declarou.
Veja também
“Não podemos ficar chorando o dinheiro que falta”, diz presidente Lula
O governador João Azevêdo explicou que o programa vem sendo planejado e estruturado de forma a interiorizar este serviço. “Levamos a hemodinâmica para hospitais referência em João Pessoa, Campina e Patos e, a partir desta estrutura, que já está em funcionamento, traçamos o programa, que inclui o funcionamento das ambulâncias, telemedicina e a distribuição de medicamentos específicos. A junção desses elementos nos permite criar a rede que vai viabilizar uma resposta mais rápida”, afirmou.
O Coração Paraibano pretende regionalizar o serviço de forma a atender as ocorrências dentro do tempo tecnicamente apto para o socorro de pacientes cardíacos. Os centros de referência serão o Hospital Metropolitano, em João Pessoa, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e o Hospital Regional de Patos. Além disso, outras unidades estarão interligadas por meio da telemedicina e estarão em operação 20 unidades móveis (ambulância) e uma UTI aérea.
O Hospital Santa Isabel é a referência na rede municipal e oferece desde outubro de 2022 o serviço de hemodinâmica. O serviço garante o rápido atendimento e a possibilidade de tratar diretamente da artéria lesionada nos casos de infartos. Neste caso o cateterismo é feito ainda durante a urgência.
Fonte: PMJP