Na pequena Areia de Baraúnas, Sertão da Paraíba, quase todo morador é eleitor. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2021, a população estimada é de 2.105 pessoas, mas o que chamou atenção das autoridades foi a proporção de eleitores: 1.908 votaram para prefeito nas eleições de 2020.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), a Operação Grãos de Areia. Foram cumpridos sete mandados de busca a apreensão, expedidos pelo Juízo da 65ª Zona Eleitoral de Patos-PB, para endereços localizados nas cidades paraibanas de Areia de Baraúnas, Passagem e Salgadinho.
A investigação tem como objetivo apurar transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa, ocorridas nas eleições municipais do ano de 2020 no município de Areia de Baraúnas, caracterizando – em tese – a prática dos crimes eleitorais.
Chamou a atenção dos investigadores o fato de o município de Areia de Baraúnas ter registrado mais eleitores do que propriamente habitantes nas eleições de 2020, tendo inclusive a diferença entre a chapa vencedora e a perdedora para o cargo Executivo sido de apenas 26 votos, de modo que a transferência irregular de eleitores e as compras de votos apuradas foram relevantes para o resultado do pleito.
Toinho Macedo (Pros) venceu com 967 votos, contra 941 de Antônio Mineral (PSB).
Também foi determinada pelo Juízo as quebras dos sigilos bancários de todos os investigados, com o objetivo de apurar as citadas compras de votos.
Mais de 30 policiais federais participaram da operação.
Fonte: Polícia Federal