O trovão que surpreendeu os pessoenses na manhã desta terça-feira (21) veio acompanhado de um pé d’água. Foi registrada a marca de quase 30 mm de chuva em menos de uma hora, em João Pessoa. O temporal acabou deixando o trânsito lento em boa parte da cidade, mas graças a um trabalho preventivo de desobstrução de galerias, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, a capital teve uma redução de 100 para menos de 10 pontos de alagamento.
Iniciada em fevereiro deste ano, a “Operação Inverno” garantiu a limpeza de galerias, desassoreamento de rios e ações em todos os pontos de alagamento da cidade. Apesar de todo esforço e trabalho da PMJP, foram constatados inúmeros casos de descarte inadequado de lixo e material de construção na tubulação, inclusive paralelepípedos no bairro do Cabo Branco.
Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a manhã de hoje registrou o índice pluviométrico de 28,4 mm em menos de uma hora, sem ocorrências graves. O alerta do INMET prevê ainda para até 10h desta quarta-feira (22) chuvas em 146 municípios do litoral nordestino, podendo alcançar de 30 mm/h a 60 mm/h.
Veja também
Flávio Dino protocola notícia-crime contra Cabo Gilberto
O Plano de Emergência da capital conta com 8 equipes da Seinfra, 4 equipes da Defesa Civil e 3 equipes da Semam. Além de todo efetivo da Semob-JP e até 1000 agentes de limpeza urbana da Emlur. Toda estrutura de assistência social da PMJP está em alerta para acolher a população em situação de calamidade.
Serviço:
Em caso de emergência, a PMJP disponibiliza os seguintes números para contato via WhatsApp:
Defesa Civil: 98831.6885
Semob-JP: 98760.2134
Com informações da PMJP