ads
Política -
Marcos Henriques critica possível concessão de isenção fiscal a empresas de transporte público
Termômetro da Política
Compartilhe:

O vereador Marcos Henriques (PT) criticou, durante seu pronunciamento na sessão dessa terça-feira (28), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a possível isenção do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) incidente no serviço público prestado pelas empresas concessionárias de transporte coletivo municipal rodoviário de passageiros. O parlamentar lembrou que outras isenções fiscais já foram concedidas às empresas, em anos anteriores. No entanto, até hoje muitas das promessas, que seriam transformadas em melhorias, ainda não foram cumpridas.

Vereador Marcos Henriques fez duras críticas ao possível benefício de isenção fiscal para as empresas de transporte público coletivo (Foto: Reprodução/CMJP)

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 34/2023 está em tramitação, já obteve parecer favorável nas comissões de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) e na de Políticas Públicas (CPP). A matéria ainda precisa de parecer favorável da Comissão de de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO) para ser apreciada em plenário pelos parlamentares da casa.

“Sabe o que é a realidade quem pega transporte coletivo. Está sendo estudado aqui na Câmara Municipal uma isenção fiscal que chega perto de R$ 30 milhões, se a gente for considerar os dois anos. E os problemas são muitos, temos uma demanda de mais de 1.500 rotas de ônibus que não estão sendo feitas. Nós falamos de promessas de isenção fiscal transformadas em bem-estar para a população que usa o transporte, o que não condiz com a realidade”, destacou o parlamentar, acrescentando que a isenção já foi concedida em anos anteriores e as promessas de contrapartidas das empresas não foram cumpridas.

Veja também
Cícero acompanha obras de drenagem que vão resolver alagamentos em pontos críticos

Para Marcos Henriques, é preciso que a contrapartida de investimentos das empresas de transportes para a concessão do benefício seja cumpridas. “Até que ponto a gente vai dar R$ 30 milhões às empresas de transporte coletivo sem a contrapartida? Muito pelo contrário, temos um reajuste de tarifa cada vez maior. Não me calarei diante disso porque o ônibus com wi-fi cinco estrelas está longe de chegar em João Pessoa, talvez ainda esteja vindo de navio. Essa crítica que faço em nenhum momento é pessoal, mas é uma crítica feita à cidade que eu amo”, enfatizou.

O vereador Carlão (Cidadania) se acostou ao pronunciamento de Marcos Henriques (PT). “Prepara-se para uma nova isenção quando nenhum benefício veio. Então as palavras de Vossa Excelência são pertinentes”, destacou.

Fonte: Câmara Municipal de João Pessoa

Compartilhe: