O prefeito Cícero Lucena (PP) participou na manhã desta sexta-feira (31) do ‘Barifit’, evento realizado pelo Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) que reuniu, na orla de João Pessoa, pacientes em tratamento contra a obesidade. Durante o evento, o prefeito destacou o Serviço de Cirurgia Bariátrica ofertado pelo Município, primeira cidade do Brasil a fazer esse tipo de intervenção pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Santa Isabel.
“Retomamos esse trabalho, melhorando, avançando. João Pessoa é também a primeira cidade que tem SPA para que possa cuidar daqueles que não conseguem perder o peso necessário para fazer a cirurgia, e estamos aumentando a quantidade de bariátrica que está sendo realizada. Isso é quase que renascer para a vida dessas pessoas. A alegria de quem já fez, de como se encontra, a equipe dedicada, com carinho, com amor. É a saúde que nós queremos, cuidar de todos na cidade de João Pessoa”, afirmou o prefeito.
Participaram do ‘Barifit’ usuários da Rede Municipal de Saúde que já realizaram cirurgia bariátrica e os que estão em preparo para o procedimento e profissionais de saúde que integram o Serviço de Cirurgia Bariátrica do hospital. A diretora-geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, disse que o evento fecha com êxito as atividades realizadas durante todo o mês de março, que tem o dia 4 como Dia Mundial da Obesidade.
“Esse evento, além de representar o mês de março, de combate à obesidade, é uma medida educativa, que promove a prevenção da obesidade, chama a atenção para a importância da atividade física, da importância da mudança do hábito alimentar, e mostra o trabalho feito no hospital no enfrentamento e tratamento da doença, com seriedade, solidariedade e comprometimento”, avaliou a diretora.
Veja também
Novo marco fiscal limita gasto a 70% da variação da receita
Adriana Lobão ressaltou o trabalho feito pela equipe multidisciplinar, integrada por vários profissionais, como cirurgiões bariátricos, anestesistas, nutricionista, educadores físicos, endocrinologistas, pneumologistas, psicólogos, assistentes sociais e anestesistas, que juntos garantem o melhor tratamento aos pacientes, devolvendo saúde e qualidade de vida.
Março está indo embora, mas o serviço segue no hospital, destacou o cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, que coordena o serviço no hospital. “O serviço continua. Hoje foi momento de comemoração. A gente fecha o mês de trabalho contra a obesidade, finalizando o nosso mutirão, em que todos os procedimentos foram realizados com sucesso. Hoje a gente se confraterniza, mexe o corpo e segue com o nosso trabalho com muita luta para continuar levando saúde para o povo”, disse o médico.
O Barifit contou com uma programação especial, com um café da manhã recheado de frutas e uma aula de zumba para os participantes. Entre eles estava o produtor rural George Alisson Damasceno Paiva Valente, 36 anos, que, inscrito no serviço, está em preparação para realizar a cirurgia. “Comecei os atendimentos e espero poder fazer em breve a cirurgia. Minha expectativa é de vida nova, é de 100% estar novo de novo”, disse George.
Quase cinco meses após realizar o procedimento, em novembro do ano passado, Adriana de Araújo Pereira, 42 anos, diz que hoje vive a melhor fase da vida. “Desde a cirurgia, já perdi 41 quilos. É a melhor fase da minha vida, meu renascimento. Dia 7 de novembro de 2022 é uma nova data de nascimento para mim”, afirma Adriana.
Prestigiaram o evento, ao lado do prefeito, o deputado estadual João Gonçalves, o vereador Toinho Pé de Aço e a diretora de Atenção em Saúde do Município, Alline Grisi.
Fonte: PMJP