Se tem uma coisa com a qual a população do pequeno município de Juripiranga não precisa se preocupar é procedimento dermatológico. O contrato firmado entre a Prefeitura e a Clínica Médica Dermacardio LTDA, representada pela médica Micheila Henrique, prevê a realização de até 14.500 cirurgias dermatológicas, com base na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), e o valor pago pode chegar a R$ 883 mil.
Localizada a apenas 50km da capital João Pessoa, Juripiranga tem população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10.830 habitantes.
Os procedimentos previstos no contrato são variados, mas o que chama atenção é a quantidade contratada. Para uma eletrocauterização de lesão de ânus, por exemplo, o valor pago é R$ 13,06, conforme tabela SUS, mas a Prefeitura de Juripiranga contratou 500 cirurgias do tipo.
Dessa forma, para que a clínica contratada pela gestão do prefeito Tom Maroja (PSDB) consiga executar todos os serviços é preciso que cada cidadão seja beneficiado ao menos uma vez e, além disso, pouco mais de 30% retorne para outro procedimento, visto que são mais cirurgias do que habitantes.
O contrato feito na modalidade chamada pública foi firmado no dia 7 de outubro de 2022 e publicado na edição 3214 do Diário Oficial dos Municípios do Estado da Paraíba, três dias depois. De acordo com o documento, o contrato pode ser prorrogado por mais um ano por meio de termo aditivo.
Além de médica, a responsável pela clínica contratada pela Prefeitura de Juripiranga já se aventurou na carreira política. Micheila Henrique concorreu em 2020 ao cargo de prefeita do município de Monteiro pelo mesmo partido de Tom Maroja, mas foi derrotada. Ela também é filha do ex-deputado estadual João Henrique e da ex-deputada federal Edna Henrique. Atualmente, o único representante do grupo familiar na política paraibana é o irmão, o deputado estadual Michel Henrique (Republicanos).