ads
Geral -
Prefeitura homologa contratação de projeto para alargamento das praias de João Pessoa
Laura de Andrade - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:

Foi publicado no Diário Oficial do Município de João Pessoa a homologação do contrato com a empresa responsável pela criação e desenvolvimento do projeto de alargamento da faixa de areia das praias pessoenses. A Alleanza Projetos e Consultoria LTDA EPP, empresa que ganhou a licitação na modalidade convite, é a mesma que assinou outros projetos semelhantes na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Na capital da Paraíba, o valor ficou determinado em R$ 275.502,40.

Praias do Bessa, Manaíra, Ponta do Seixas e Jacarapé estão na mira do alargamento (Foto: Felipe Gesteira)

A homologação da licitação foi publicada nessa terça-feira (18). O documento considera a que a empresa deverá elaborar “serviços técnicos especializados para a elaboração de um masterplan (projeto conceitual) de proteção costeira e urbanização, incluindo estudos e modelagens numéricas e anteprojetos de engenharia para redução do processo de erosão costeira, nutrição artificial das praias do Bessa, Manaíra, Ponta do Seixas (Falésia do Cabo Branco) e Jacarapé (polo turístico)”, consta.

Veja também
Justiça autoriza família de Marielle a acessar investigação sobre assassinato

O objetivo, segundo o documento, é garantir um uso contínuo da praia por turistas e banhistas locais, bem como a proteção das infraestruturas existentes para reestabelecer as dunas e vegetações costeiras. 

Entenda

Em fevereiro deste ano, o prefeito Cícero Lucena (PP) confirmou que pretende iniciar a engorda da faixa de areia do litoral da capital até o fim deste ano. Para a atual gestão, a obra protegeria a falésia do Cabo Branco e controlaria o avanço do mar da orla pessoense.

Pesquisadores da área ambiental se mostraram preocupados com a ideia de engorda das praias, pois defendem que há a necessidade de um maior aprofundamento de pesquisas e estudos em volta do tema, uma vez que a obra pode causar efeitos drásticos às praias da cidade, além de questionarem os reais benefícios para a população. O prefeito, por sua vez, reclama que as críticas são precipitadas, pois o projeto sequer foi apresentado.

Compartilhe: