Obras de saneamento básico costumam ser relegadas pela classe política, muitas vezes empurradas entre as esferas dos Poderes Executivos, em que prefeituras, governos estaduais e governo federal se esquivam da responsabilidade, quando na verdade trata-se do básico para se garantir saúde, qualidade de vida e, acima de tudo, dignidade.
A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), iniciou nessa terça-feira (9) as atividades do programa Sanear + Esgoto, no bairro de Jaconé. Ao todo, 42 famílias carentes que moram na região serão atendidas nas próximas semanas.
O trabalho teve início na Estrada da Coreia, na casa de Tatiane Oliveira, de 29 anos. A contribuinte, que é mãe de três crianças, mora no bairro há cerca de oito anos e precisava lidar frequentemente com os problemas causados pela falta da rede de esgoto no local.
“Para mim está sendo ótima essa mudança. Toda água que eu usava caía na rua, os vizinhos reclamavam. Deus colocou a equipe aqui para fazer esse trabalho para mim”, explicou Tatiane.
Veja também
Município tem autonomia para proibir fogos de artifício barulhentos, decide STF
O projeto realiza uma ação emergencial em regiões em que não há cobertura da rede de esgoto, com instalação do sistema de fossa, filtro e sumidouro. Os beneficiados são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e que realizaram cadastro prévio no programa, por meio de formulário disponível no site ou de busca ativa realizada pelos agentes da Sanemar.
“A primeira contribuinte atendida não tinha sistema nenhum, o descarte era feito sem tratamento prévio, contaminando o solo. Foi instalado o sistema de fossa, filtro e sumidouro, bem como a caixa de gordura para que a residência esteja adequada ao padrão, preservando a saúde e bem-estar dos moradores e da vizinhança”, enfatizou o engenheiro Pierre Magalhães.
O Programa Sanear + Esgoto visa implantar soluções coletivas tecnologicamente apropriadas, como sistemas de destinação de efluentes sanitários (sistema de fossa, filtro e sumidouro), nos exatos termos da legislação municipal, para a população desprovida de acesso à rede de esgotamento sanitário e/ou com sistema impróprio.
O benefício é destinado à população residente no município de Maricá, com renda familiar de até três salários mínimos, sendo a concessão do benefício prioritária para grupos familiares com pessoas acima de 60 anos e núcleo familiar com pessoas com deficiência.
Com informações da Prefeitura de Maricá