A deputada Cida Ramos (PT) trouxe à sessão desta terça-feira (30) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) denúncias graves a respeito do descaso sofrido por alunos da escola Sandoval Figueiredo, no município de Várzea, localizado no Sertão paraibano. De acordo com a parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação da ALPB, os estudantes vivem uma situação de caos: banheiros sem estrutura, merendas servidas em calçadas de casas no meio da rua e transporte irregular são apenas alguns dos pontos.
“A situação em Várzea é gravíssima. Visitei o assentamento Novo Horizonte e pude constatar o fechamento da escola municipal que atendia o assentamento e a comunidade quilombola. Qual foi a minha surpresa? Lá temos 13 alunos, inclusive alunos com deficiência, que são transportados em ônibus sem condições de transportar crianças, sem cinto [de segurança], sem o necessário equipamento para transportar de forma segura crianças que muitas vezes vão com professores cuja função não é essa, para assistir às aulas em outras localidades. Quando chove eles não conseguem passar porque não existe passagem molhada. São alunos que durante o ano ficam meses completos sem aulas”, denuncia.
Representando a Comissão de Educação da ALPB, a deputada visitou o município e constatou outras situações graves também na zona urbana. “Essa situação se agrava na zona urbana. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo, há anos, desde 2013, persiste uma reforma que nunca é concluída. A escola hoje funciona em três anexos: no prédio da Emater, na Secretaria da Agricultura e na antiga Secretaria de Educação. Uma escola dividida em três, um verdadeiro caos. Situação de banheiros, alunos que pegam a merenda em cima de calçadas de casas, na rua onde funciona a escola”.
Em seguida, a deputada Cida Ramos fez um apelo ao prefeito e Várzea e ao secretário de Educação do município. “Várzea é um município que tem tradição na educação, com professores muito comprometidos. Faço um apelo ao prefeito e ao secretário de Educação: olhem para o maior bem que vocês têm”, finalizou a parlamentar.
Fonte: Assessoria de imprensa