Durante o 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio nesta quarta-feira (31), o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça recebeu o diretor de Sustentabilidade Porto de Suape, Carlos Cavalcanti, para apresentar políticas públicas de Maricá nas áreas de economia solidária e desenvolvimento econômico, que podem ser aplicadas no entorno do complexo portuário, em Pernambuco. A conferência é organizada pela Associação Brasileira do Hidrogênio, em parceria com a Prefeitura de Maricá, e acontece desde o dia 29 de maio na Barra de Maricá.
O secretário Adalton Mendonça expressou a felicidade em saber que uma empresa portuária do Nordeste do Brasil se interessou em conhecer as polícias públicas de Maricá, como o Renda Básica de Cidadania (RBC), Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), além do Restaurante Municipal, entre outros programas.
É um momento de muita alegria para Maricá servir como exemplo para várias administrações públicas estaduais e federais e agora para uma autoridade portuária. Acho que nasce aí uma nova possibilidade de desenvolvimento ligando público-privado, uma parceria com o Banco Mumbuca, levando a nossa experiência para o desenvolvimento local, que gere empreendedorismo solidário e possibilidade de melhoria de qualidade de vida”, disse.
Veja também
Brasil atinge menor taxa de desemprego dos últimos 8 anos
O encontro aconteceu no estande da Prefeitura montado na entrada da estrutura e teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha. “Aqui hoje foi um primeiro contato, uma troca de experiências e um compartilhamento de informações. Vibramos muito quando o nosso trabalho serve de inspiração e motivação para outros que queiram superar os mesmos problemas que conseguimos superar aqui, com distribuição de renda e justiça social. Estaremos sempre à disposição, não só do Porto de Suape, mas de todos os municípios que queiram fazer essa luta juntos”, reforçou.
Ao longo da reunião, Carlos Cavalcanti explicou sobre a estrutura do Porto de Suape e os seus principais desafios de desenvolvimento econômico para estruturar as cerca de 17 mil pessoas que vivem no entorno da região e se encontram em vulnerabilidade social. “Maricá foi uma surpresa nessa busca de alternativas e perspectivas para o desenvolvimento sustentável e fazer com que essas pessoas que estão em vulnerabilidade possam melhorar as suas condições de vida. Encontramos em Maricá uma fonte de inspiração fantástica”, declarou.
Porto de Suape
O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Porto de Suape) é uma empresa pública, integrante da administração indireta do Poder Executivo estatal, e está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Criada em novembro de 1978, é responsável por administrar o complexo industrial e o porto, oferecendo uma infraestrutura completa para indústrias e atividades portuárias.
A estrutura tem uma conexão direta com as cidades do seu entorno, e cerca de 60% da área desse complexo possui mata atlântica, mangue, restinga e está inserido em área de preservação ecológica.
Fonte: Prefeitura de Maricá