O portal The Intercept Brasil dilvulgou nessa terça-feira (6) uma lista com parlamentares que tiveram suas campanhas financiadas pelo agronegócio no Brasil. Na reportagem “Deputados financiados pelo agro seguram projetos que regulam os ultraprocessados que você come“, assinada pela jornalista Nayara Felizardo, quem está entre os “ultrafinanciados” é o deputado paraibano Ruy Carneiro (PSC-PB).
De acordo com o dossiê “Big Food: como a indústria interfere em políticas de alimentação”, lançado em 2022 pela ONG ACT Promoção em Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o agronegócio atua diretamente contra pautas que interferem na saúde da população. Entre os alvos do lobby, segundo a reportagem, estão os alimentos ultraprocessados.
Segundo um levantamento da ONG, ao menos 11 projetos de lei que tramitam na Câmara de Deputados contrariam interesses do agronegócio – oito deles passaram, já estão ou ainda vão passar pela Comissão de Saúde. Desses, três dispõem sobre comércio e publicidade de bebidas com baixo teor nutricional e alimentos ultraprocessados ou com quantidades elevadas de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio. Outros três projetos tratam da rotulagem desses produtos e de bebidas industrializadas, para alertar sobre os riscos do consumo em excesso. Por fim, dois projetos propõem aumentar os impostos para bebidas não-alcoólicas, ou produtos com adição de açúcar, edulcorantes e aromatizantes.
Trecho da reportagem do portal The Intercept Brasil
O deputado Ruy Carneiro, que recebeu R$ 50 mil em doações oriundos do agronegócio, disse que a verba entrou conforme a lei. “Com relação às doações, todas foram realizadas seguindo rigorosamente o que determina a lei e de forma transparente”. O parlamentar paraibano argumentou ainda que faz parte da Comissão da Saúde há muito tempo e que tem projetos que contrariam o setor.