A conscientização de motorista, motociclista e pedestres foi destacada pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB) como fundamental para a prevenção de acidentes de trânsito durante o período junino. “É importante reforçar as fiscalizações e campanhas educativas, mas a consciência e a as ações preventivas também precisam partir da população. Se proteger, proteger a família e as demais pessoas para curtir essa época tão celebrada na nossa região”, ressaltou.
Ruy, que é um dos autores da Lei Seca, relembrou a efetividade da iniciativa na redução do número de vítimas. “A legislação já tem quase uma década e conseguiu diminuir as mortes no trânsito em 14%. A preservação da vida sempre foi prioridade nessa e em outras ações do meu mandato. Se beber, fica longe da direção e vai curtir tranquilo, seja de táxi, transporte por aplicativo ou com aquele amigo que não vai ingerir bebida alcoólica”, acrescentou.
Veja também
Supremo bate o martelo sobre quem fica com vaga aberta por cassação de Dallagnol
O parlamentar ainda fez mais um alerta. “O uso do cinto de segurança também faz parte desse contexto de segurança no trânsito. O cinto salva vidas. A receita é simples: Não misturar bebida e direção, usar o cinto de segurança e dançar muito forró”, concluiu.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, 152 condutores foram notificados por dirigir sob efeito de álcool durante a Operação São João em 2022. O balanço das festas juninas também registrou a apreensão de 138 carteiras de habilitação e a remoção de 45 veículos aos pátios do órgão. Outros 145 condutores ainda foram autuados em flagrante pela prática de outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.
Fonte: Assessoria de imprensa