Combo perfeito: o cinema e a celebração do amor. Diferente de tempos passados, atualmente as obras cinematográficas que retratam a vida e experiência da população LGBTQIAPN+ são inúmeras, e estão disponíveis nos mais diversos catálogos digitais. Consumir esses produtos proporciona ao cinéfilo uma maior aproximação nas vivências das pessoas, e em alguns casos, colabora em uma maior conscientização da sociedade.
As produções podem gerar reflexões sobre o amor, respeito e a diversidade, por exemplo. Com ajuda da inteligência artificial Bing, listamos 10 filmes e séries sobre o universo LGBT para assistir em plataformas de streaming do Brasil, nesta quarta-feira (28), dia Internacional do Orgulho LGBT. São elas:
Veja também
4 séries sobre política para assistir hoje na Netflix
Disponível no streaming Telecine Play, a obra de comédia romântica adolescente é baseada no livro “Simon vs. the Homo Sapiens Agenda”, da autora Becky Albertalli. O protagonista Simon Spier é um estudante do ensino médio que ainda não se assumiu a sua orientação sexual e se apaixona por um dos colegas de classe, com quem troca mensagens todos os dias no ambiente digital.
“Com amor, Victor” é uma série de televisão americana criada por Isaac Aptaker e Elizabeth Berger, inspirada e ambientada no mesmo universo do filme “Com amor, Simon”. A série está disponível na plataforma Star + e acompanha o personagem Victor enquanto se ajusta a uma nova cidade e batalha com sua orientação sexual, em uma jornada de autodescoberta permeada por desafios em casa, novos colégio e cidade.
“Sex Education” é uma série britânica de comédia dramática original da empresa de streaming Netflix. A produção narra a história dos estudantes, pais e professores da escola fictícia Moordale, enquanto os personagens lidam com seus próprios desafios que envolvem desde sexo, drogas, amizades, relacionamentos amorosos, conflitos familiares, redes sociais até violência.
Disponível no Telecine Play, “Uma mulher fantástica” é um filme de drama chileno de 2017 dirigido por Sebastián Lelio e escrito por Lelio e Gonzalo Maza. O filme apresenta três etapas na vida da protagonista Marina Vidal, uma mulher transgênero que trabalha como cantora e garçonete na cidade de Santiago, no Chile.
“The boys in the band” é um filme de drama americano dirigido pelo ator e diretor americano Joe Mantello e baseado na peça homônima de Mart Crowley, que foi lançada no ano de 1968. A história conta o enredo de um grupo de amigos gays que se reúnem para comemorar o aniversário de um deles em Nova York em 1968 e, a partir do encontro, várias reflexões são feitas. O espectador pode conferir na Netflix.
Disponível na Netflix, “Special” é uma série de televisão americana criada pelo escritor, ator, ativista LGBT e pela deficiência norte-americano Ryan O’Connell, baseada em suas próprias experiências como gay com paralisia cerebral leve. A série segue Ryan Hayes (interpretado pelo próprio O’Connell), um jovem que decide reescrever sua identidade e correr atrás da vida que almeja.
Série de televisão dramática americana sobre o cenário LGBT afro-americano e latino-americano da cidade de Nova Iorque, “Pose” apresenta a cultura ballroom entre os anos 80 e 90, onde os personagens em destaque são dançarinos e modelos que competem por troféus e reconhecimento. A obra está disponível no Star +.
“RuPaul’s Drag Race” é um reality show estadunidense do gênero competição produzido pela companhia World of Wonder para o canal pago “Logo TV”, posteriormente para a WOW Presents Plus. A partir da nona temporada, para o canal VH1, e a partir da 15ª temporada, para o canal MTV. Idealizado e apresentado pelo ator, drag queen, supermodelo, autor e cantor americano RuPaul. O programa procura o carisma, singularidade, coragem e talento de uma drag queen.
Disponível no serviço de streaming HBO Max, “Euphoria” é uma série de televisão americana criada pelo ator e cineasta estadunidense Sam Levinson. Baseada na minissérie israelense homônima dos roteiristas Ron Leshem, Daphna Levin e Tmira Yardeni, a série segue um grupo de estudantes do ensino médio enquanto eles exploram o mundo das drogas, sexualidade e violência.
Moonlight é um filme estadunidense de drama dirigido por Barry Jenkins e escrito por Jenkins e Tarell Alvin McCraney baseado na peça inédita In Moonlight Black Boys Look Blue de McCraney. Disponível na Amazon Prime Video, o filme apresenta três etapas na vida do personagem principal Chiron explorando as dificuldades que ele enfrenta com sua própria identidade e sexualidade.