Há quem diga que o roteirista que escreve sobre a política brasileira é o mais criativo de toda a história da indústria cinematográfica. Não à toa, pois é difícil encontrar no universo ficcional das séries sobre política uma trama que se equipare à do Brasil nos últimos dez anos. Por mais que a aclamada House of Cards apresente diversas reviravoltas na escalada ao poder, milicianos e golpistas tupiniquins colocam Frank Underwood no chinelo.
Mas da mesma forma como nossa trama local é surpreendente, acompanhar a política no Brasil pode ser uma tarefa um tanto cansativa. Por isso, para quem busca um respiro e não abre mão de continuar consumindo política, a ficção pode ser uma boa alternativa.
Veja também
Itamar Vieira Júnior fala de literatura, escravidão e conflitos agrários
Com ajuda da inteligência artificial ChatGPT, desenvolvida pela OpenAI, listamos 4 séries sobre política para assistir hoje na Netflix. Confira:
Esta série aclamada é um drama político que segue a ascensão do ambicioso Frank Underwood (interpretado por Kevin Spacey) em Washington, D.C. A trama aborda intriga, manipulação e os bastidores do poder. Após a crise vivida pelo ator no meio cinematográfico, a série precisou tomar outro rumo. Assim a sexta e última temporada tem maior destaque para Claire Underwood, personagem vivida por Robin Wright.
Com três temporadas disponíveis, a série conta a história do secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Tom Kirkman (interpretado por Kiefer Sutherland), que se torna o presidente dos Estados Unidos após um ataque terrorista. A trama explora a jornada de Kirkman para reconstruir o país e enfrentar desafios políticos e de segurança pública.
Embora não seja estritamente uma série política, “The Crown” é inspirada no reinado da rainha Elizabeth II do Reino Unido e oferece uma perspectiva fascinante dos bastidores da monarquia e das relações políticas do país ao longo das décadas. Com cinco temporadas disponíveis, esta série de ficção dramatiza a vida da rainha Elizabeth II e os eventos políticos e pessoais que moldaram seu reinado.
Aqui vai mais uma série aclamada pela crítica, mas desta vez com o diferencial de ser uma produção dinamarquesa. A trama apresenta a ascensão de Birgitte Nyborg, uma mulher política que se torna primeira-ministra da Dinamarca. A série explora as complexidades da política, os desafios enfrentados por uma líder mulher e os jogos de poder nos bastidores do governo. São três temporadas disponíveis da primeira produção, iniciada em 2010, mais a novíssima temporada, de 2022, que marca o retorno da personagem quando uma controvérsia relacionada ao petróleo na Groenlândia vira crise internacional.