Durante lançamento do Plano Safra, programa de incentivo à atividade agrícola no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que quer retomar a política do preço mínimo para produtos agrícolas. No evento, que aconteceu nesta quarta-feira (28), o gestor trouxe soluções para consequências que possam surgir a partir do incentivo às produções, como a responsabilidade do governo em comprar o excedente de alimentos em caso da queda dos preços por supersafras. “Muitas vezes, a gente vai incentivar vocês a plantarem determinadas coisas. Mas, se houver excesso de produção, a gente tem que bancar”, disse.
“A gente não pode incentivar vocês a plantarem. Aí, vocês plantam, o preço cai e vocês não conseguem sequer pagar o que gastaram pra plantar. A gente vai tratar com muita seriedade e com muito respeito.”
Veja também
Lula demonstra indignação com juros do empréstimo consignado
Durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, no Palácio do Planalto, Lula citou ainda o trabalho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“Espero que agora a Conab, na mão da pequena e média agricultura, possa cuidar do estoque regulador de verdade. Para que a gente possa fazer com que não falte mais alimento nesse país e que o preço não aumente de forma exorbitante”.
Fonte: Agência Brasil