ads
Geral -
51 anos: Sebrae faz história com inclusão social e desenvolvimento por meio do empreendedorismo
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Sebrae comemora nesta semana 51 anos de dedicação às micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras. E, em 2023, a data celebrada em 5 de julho é ainda mais marcante: a instituição acaba de ser reconhecida como a sexta marca mais forte do Brasil, segundo o ranking anual da revista IstoÉ Dinheiro.

“Sabemos da nossa responsabilidade para consolidar mudanças efetivas na vida do povo brasileiro”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima (Foto: Divulgação)

Hoje, o universo dos pequenos negócios corresponde a cerca 21,8 milhões, sendo 14,9 milhões de MEI e 6,9 milhões de micro e pequenas empresas, segundo dados do Simples Nacional. “O aniversário do Sebrae é o momento de reforçar o nosso compromisso com os empreendedores, protagonistas do desenvolvimento. Somos a porta dos sonhos de milhares de pessoas que acreditam no empreendedorismo. E sabemos da nossa responsabilidade para consolidar mudanças efetivas na vida do povo brasileiro”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

“Na Paraíba, os números nos orgulham. São mais de 259 mil pequenos negócios no estado que movimentam a economia. São eles os grandes responsáveis pela geração de empregos. Com relação ao saldo acumulado entre os meses de janeiro e abril, os empregos criados pela atuação das MPE no território paraibano já somam 1.750 vagas”, destaca o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim.

E completa: “Mais que cuidar do presente, estamos preparando o empreendedor do futuro, com capacitações que visam desde os jovens que estão na escola, com o Programa Jovens Empreendedores, até aqueles que já têm um negócio de sucesso, como MEI, e passam a vender para outros estados tecnologias que com um intercâmbio e ideias fazem a economia girar de todo o país. Formamos líderes, incentivamos startups, fazemos consultorias e abrimos caminhos para que cada vez mais o pequeno negócio seja o grande propulsor das mudanças que queremos ver”.

Veja também
Com novos ajustes, reforma tributária deverá ser votada nesta quinta-feira

No ano passado, aproximadamente 8 em cada 10 postos de trabalho no Brasil foram gerados nas micro e pequenas empresas. O levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que o país fechou 2022 com um acumulado de 2 milhões de novas vagas, das quais quase 1,6 milhão teve lugar nos pequenos negócios.

Parceiro do empreendedor

Além de ampliar o volume de empreendedores atendidos no ano passado, o Sebrae também registrou um avanço de quase 15 pontos na avaliação do atendimento, entre 2020 e 2022. Em uma escala que vai até 100, a instituição recebeu 83,8 pontos, o que confirma a qualidade dos serviços oferecidos.

“Eu brinco que o Sebrae é meu sócio. Não sabia a quem recorrer durante a pandemia e, além das capacitações importantes, o Sebrae me permitiu conhecer outros empreendedores e compartilhar ideias”, conta Mariane Pinheiro Ferreira, proprietária do Sabor Real Empório, em São Paulo.

Formalizado em 2019 e atuando principalmente no mercado on-line, o pequeno negócio vende produtos alimentícios artesanais de pequenas propriedades do interior de São Paulo e Minas Gerais. Durante a pandemia, a empreendedora viu o faturamento cair cerca de 60%. Foi quando a empresária recorreu ao Sebrae e participou do Sebrae Delas, programa voltado para o empreendedorismo feminino, e ainda fez capacitações para inserir o negócio no Mercado Livre. Com boas expectativas de crescimento, a empresa abriu, recentemente, um showroom.

Em Brasília (DF), a empreendedora Flávia Pires de Lacerda também contou com o apoio do Sebrae para enfrentar os desafios da rotina de quem empreende. A partir da experiência pessoal de cuidar da mãe idosa, ela desenvolveu o aplicativo gratuito Techcare, voltado para os cuidados do público da terceira idade ou de pessoas que necessitam de acompanhamento de rotinas.

Por meio do Sebrae Delas e do Sebraetec, ela teve acesso a mentorias, orientações sobre marketing digital, desenvolvimento de sistema e relacionamento com investidores que ajudaram a financiar o projeto.

“Quando nos reunimos no Sebrae Delas e compartilhamos nossas dificuldades e vitórias, percebemos a capacidade de realização conjunta e a força do Sebrae como um grande parceiro”, comenta a empreendedora.

Fonte: Sebrae

Compartilhe:
Palavras-chave
sebrae