Uma cor, um brinquedo, um jeito de brincar, deveriam ser capazes de determinar a diversão das crianças? São questões que o livro “O burrinho e a troca dos brinquedos” propõe aos pequenos leitores. De autoria do jornalista e escritor Felipe Gesteira, a obra é adaptada da literatura de cordel, em nova versão que lança um olhar sensível sobre a primeira infância. Publicado pela Editora Termômetro, o livro é ilustrado pelo também paraibano Meiacor.
Para Gesteira, o ato de brincar deve estar associado à liberdade de escolha das crianças. “Parece brincadeira, né? Mas até para brincar eu acredito que a criança precisa de liberdade. Que diferença faz a cor de uma bola, se é azul ou rosa? No futebol profissional, cada campeonato usa uma cor de bola diferente e nem por isso há problematização. No caso dos brinquedos, não proponho qualquer tipo de incentivo para que a criança tenha que se divertir com carrinho ou boneca. Esses limites na verdade são o fardo que a sociedade conservadora arrasta até hoje. A ideia é libertar disso”, defende o autor.
Liberdade e diversão
Em uma viagem de excursão durante o São João, Carlinhos, Glorinha e sua turma vivem uma experiência única. Na história, tudo parece bem, até aparecer um burrinho no meio da estrada e a bagunça se instalar. Protagonizada pelos pequenos, a brincadeira começa a ficar mais legal conforme a liberdade de escolha de cada um conduz a narrativa.
“O burrinho e a troca dos brinquedos” é a segunda publicação da Editora Termômetro. A obra teve diagramação e projeto gráfico de Luyse Costa, revisão de Luísa Gadelha e foi impressa pela Gráfica JB com papel produzido a partir de fontes responsáveis.
Sobre o autor
Pessoense que mora em Cabedelo, Felipe Gesteira escreve desde poemas a ensaios sobre política. É jornalista, mestre pela UFPB, ama fotografia, a poesia do dia a dia e a busca pela beleza das coisas. Casado e pai de dois meninos e uma menina, acredita que um país se constrói com crianças livres e livros.
Sobre a editora
Em menos de um ano de atuação no mercado, a Editora Termômetro já publicou dois livros: “Ele não vai gostar de ler”, de Anderson Pires, e agora “O burrinho e a troca dos brinquedos”, de Felipe Gesteira.
Saiba mais em www.editoratermometro.com.br
Lançamento do livro “O burrinho e a troca dos brinquedos”
Data: 29 de julho
Hora: 15h
Local: Abô Botânica e Café – Ville des Plantes – Rua Prefeito Joaquim Gonçalves de Assis, 50 – Bessa. João Pessoa – PB
Ficha técnica
Título: O burrinho e a troca dos brinquedos
Autor: Felipe Gesteira
Editora Termômetro
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-65-998818-1-7
Formato: 21×21 cm
Páginas: 40