ads
Geral -
Hospital universitário da UFPB inaugura reforma no serviço de Oftalmologia
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai entregar à população, nesta quinta-feira (20), às 10h, seu novo Serviço de Oftalmologia. Para ofertar assistência com maior qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o espaço passou por reforma com investimentos de R$ 1 milhão, oriundos de emenda parlamentar de bancada.

Por mês, o hospital-escola da UFPB realiza mais de 1.800 atendimentos ambulatoriais, entre consultas agendadas, consultas de urgência e pareceres em pacientes internados, exames diagnósticos e tratamento com fotocoagulação a laser. Em relação a cirurgias e aplicação de injeção intravítreas, são realizados, em média, 180 procedimentos oftalmológicos no bloco cirúrgico.

Serviço de Oftalmologia do HULW-UFPB passa a oferecer melhores condições para o acompanhamento dos pacientes de patologias oculares (Foto: Divulgação)

Para a chefe da Unidade de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HULW-UFPB, Thaís Xavier, a população será beneficiada de forma significativa a partir de agora, visto que o hospital-escola passa a contar com uma estrutura mais adequada. “Dispomos agora de um espaço ideal para realizar a assistência com nossa equipe altamente qualificada e equipamentos diagnósticos modernos”, afirmou.

Veja também
BNDES e fundo da ONU lançam edital de R$ 1 bilhão para Sertão nordestino

A gestora acrescentou que, entre outros procedimentos, a instituição terá melhores condições para o acompanhamento dos pacientes de transplante de córnea, tratamento da retinopatia diabética, glaucoma e outras patologias oculares. “Neste novo espaço, o Serviço de Oftalmologia estará oferecendo à população estrutura e atendimento de excelência”, pontuou.

Equipamentos adquiridos

Em 2022, o HULW-UFPB adquiriu diversos equipamentos para o Serviço de Oftalmologia. Alguns para substituir aparelhos antigos e inservíveis, e outros para executar novos procedimentos, a exemplo do exame de microscopia especular da córnea e dos novos projetores para realizar a acuidade visual.

Dentre os novos equipamentos, estão: projetores de optotipos (4); oftalmoscópio binocular indireto (4); lâmpadas de fenda (2); refrator de greens (1); microscópio especular (1); retinoscópio portátil (1); oftalmoscópios (2).

Serviços ofertados

Os serviços ofertados aos usuários do SUS pela Oftalmologia do hospital-escola da UFPB vão desde a consulta médica especializada, a exames diagnósticos e cirurgias de baixa, média e alta complexidade.

Entre os exames diagnósticos realizados diariamente estão: biomicroscopia de fundo de olho, mapeamento de retina, tonometria, gonioscopia, retinografia colorida binocular, campimetria visual computadorizada, topografia computadorizada de córnea, tomografia de coerência óptica, USG de globo ocular, microscopia especular da córnea, biometria ultrassônica e curva diária de pressão ocular.

Também são realizados, rotineiramente, mais de 30 tipos de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos e outros procedimentos de atendimentos de urgência oftalmológica, como tratamento de úlcera de córnea, uveíte, endoftalmite e aplicação de antibioticoterapia intraocular, além das interconsultas realizadas para os pacientes internados no HULW.

“Em 2023, um dos grandes avanços foi nossa habilitação para realizar transplantes de córnea. Realizamos no dia 6 de março o primeiro transplante da história do HULW”, destacou a chefe da Unidade de Oftalmologia.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Lauro Wanderley integra a Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: