ads
Política -
Ação que investiga esposa de Nilvan sobre suposta ocupação de cargos fantasmas tem audiência marcada
Laura de Andrade - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:

Assistente administrativo, assessora executiva, cirurgiã dentista… Poderiam ser os cargos do serviço público vinculados aos mais diversos trabalhadores, mas são alguns que a odontóloga Fernanda Gonçalves Bernardino, esposa do declarado bolsonarista Nilvan Ferreira (PL), está sendo investigada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) de supostamente receber verbas salariais e não ter prestado os respectivos serviços. Está marcada para o dia 15 de agosto a audiência de conciliação pelo Poder Judiciário da Paraíba, com a Prefeitura de Bayeux em razão da proposta de Não de Persecução Civil formulada pelo MPPB.

Fernanda Bernardino (à direita) ocupou cargos em diversas prefeituras; em João Pessoa, serviços foram supostamente prestados entre 2018 e 2020 (Foto: Reprodução/Instagram)

Além de Santa Rita, outros municípios paraibanos como Campina Grande, Sousa, João Pessoa e Santa Rita são mencionados no Inquérito Civil de nº 001.2021.017950, do MPPB, que considera a matéria jornalística do portal S1, noticiada no mês de novembro de 2020, em que o título do texto destaca o uso da esposa pelo marido, Nilvan Ferreira, então candidato a prefeito nas eleições de 2020. “Foram mais de R$ 290 mil, entre 2009 e 2020”, diz site.

Veja também
STF invalida norma estadual sobre execução de emenda parlamentar impositiva

O documento do MPPB traz à tona a possibilidade de Fernanda ter recebido mais de R$ 290 mil reais de prefeituras. Segundo a matéria, o Portal Sagres, da Corte de Contas do Estado, registra que a odontóloga já passou pelos cargos de assessora política no gabinete do Prefeito do município de Campina Grande, entre os anos de 2011 até 2012; assessora técnica na Secretaria Municipal de Educação de Santa Rita, de 2011 a 2012; coordenadora de programas no Município de Bayeux, em 2013; assistente administrativo, com cargo em comissão, vinculada ao gabinete do Prefeito e à Secretaria de Saúde do Município de Sousa, em 2014; assessora executiva na Secretaria da Fazenda do Município de Bayeux, de 2015 a 2016; digitador no município de Santa Rita, em 2018; e dentista contratada no município de João Pessoa de 2018 a 2020. 

O perfil na rede social digital Twitter @anon_pb_1 disponibilizou a “Folha de Comparecimento” da esposa de Nilvan na Prefeitura de João Pessoa, que consta apenas uma assinatura. No restante dos dias, não há rubrica do seu nome, o que leva a entender que a mesma não prestou o serviço que se comprometeu.

Na ação civil pública 0804229-22.2021.8.15.0751 (confira abaixo), foram ouvidos alguns servidores que trabalhavam na prefeitura de Bayeux, que afirmaram nunca ter visto a odontóloga. Ainda sobre o mesmo município, uma audiência foi marcada para o dia 15 de agosto, às 9h40, por videoconferência e semipresencial.

Nilvan e Fernanda foram procurados pela reportagem, mas não atenderam ou retornaram as diversas ligações e mensagens.

Atualmente, Nilvan Ferreira é apresentador na TV Correio, afiliada à Record TV, e pré-candidato a prefeito de João Pessoa.

Compartilhe:
Palavras-chave
nilvan ferreira