O dia 1º de agosto ficou marcado pela volta do deputado Wilson Filho (Republicanos) à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O parlamentar afirmou, em café da manhã realizado no seu gabinete, que durante os 120 dias de licença médica em que seu corpo físico precisou repousar, a mente seguiu o caminho contrário. Da sua experiência, trouxe consigo uma nova bandeira: a defesa no combate ao câncer. “Volto com uma bandeira mais do que natural, a bandeira oncológica, a bandeira de defender os pacientes que precisam de ajuda”, disse Wilson.
Na ocasião, Wilson foi entrevistado pela imprensa paraibana e recebeu a visita de diversos parlamentares da Casa, que ficaram felizes com o seu retorno. Entre eles, estava João Gonçalves (PSB), vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), principal comissão da Assembleia Legislativa, que assumiu os trabalhos durante a licença de Wilson, presidente da CCJ.
Nem o Hospital Napoleão Laureano, nem a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) dão conta de atender todos os pacientes oncológicos da Paraíba. Com o retorno às atividades, Wilson Filho prometeu defender a criação de uma atuação mais direta do governo do Estado e da Prefeitura, com aprovação do Ministério da Saúde. Mencionou, também, que desde a sua atuação enquanto deputado federal, defende a criação de um Hospital do Câncer do Estado da Paraíba.
Veja também
Lula diz que vai escolher novo procurador-geral da República com “mais critério”
Para o deputado, ainda que o primeiro hospital público para tratar das doenças já exista, localizado no município de Patos, na Paraíba, e atenda pacientes pelo Sertão, evitando que venham até João Pessoa ou Campina Grande, a demanda é muito maior do que a oferta de serviço. O parlamentar confia que o governo do Estado pode pensar em alternativas para melhorar esta situação.
Portanto, com a sua volta, irá colocar o seu mandato à disposição da prevenção e da luta contra o câncer. “Eu tenho certeza que o governador João Azevêdo tem o coração voltado para tentar ajudar essas pessoas do Sertão à capital, por isso, como deputado de sua base, como alguém que vivenciou um momento difícil, e como alguém que sabe que muitas outras pessoas não têm as mesmas condições do que eu para enfrentar esses problemas, é nisso que a gente vai trabalhar nesse momento”, afirmou, confiante, o deputado.
O parlamentar tem como novo propósito a garantia que paraibanos que não têm as mesmas condições que ele, passem a ter acesso aos exames preventivos e atendimentos oncológicos mais dignos. Em contato com o secretário de Saúde do Estado, Jhonny Bezerra, sugeriu a ampliação do programa Opera Paraíba para pacientes oncológicos. “Estamos discutindo alternativas que possam de fato fazer a diferença na vida dessas pessoas. E a partir de agora será uma das minhas bandeiras aqui, na Casa de Epitácio Pessoa”, destacou o parlamentar.
Entenda
Wilson se afastou das atividades para tratamento de saúde, onde foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo. Na sua ausência, a deputada Silvia Benjamin (Republicanos) assumiu a vaga por 120 dias. O deputado acredita que a realização do exame preventivo evitou maiores problemas na sua recuperação. “Foi a prevenção que me fez ter tempo e tranquilidade para cuidar de um problema que lá na frente certamente seria bem pior”, disse.
Mandato em ritmo acelerado
O gabinete do parlamentar irá protocolar, só nesta semana, mais de 20 matérias legislativas nas mais variadas áreas. Educação, Saúde, Direito do Consumidor e a Advocacia estarão ainda mais em evidência na retomada.
“Enquanto presidente da CCJ, continuaremos com o ritmo já conhecido da Comissão na Casa. Agradeço aos colegas que assumiram a missão em minha ausência. A luta em defesa do Consumidor sempre foi uma bandeira que defendi e nessa retomada e, em breve, anunciaremos novidades nessa área. Durante a licença, estive em contato com a Secretaria de Educação, da Saúde, para acompanhar as nossas solicitações e também encaminhar necessidades que recebi junto à minha equipe”, reforçou.
Com informações de assessoria de imprensa