A deputada Cida Ramos (PT) utilizou o seu tempo de fala durante a 28ª Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para denunciar a problemas da mobilidade urbana e do transporte coletivo de João Pessoa. Nesta quarta-feira (9), a deputada chamou atenção da gestão do prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena (PP), frente à “completa imobilidade” que a cidade enfrenta. Cida anunciou que, quando assumir a prefeitura, colocará em discussão a política da Tarifa Zero do transporte público, que isenta os passageiros de pagarem pelo serviço prestado.
“Quando eu for prefeita desta cidade, e será em breve, colocarei em discussão a Tarifa Zero que já existe em 77 cidades do nosso país. A Paraíba, João Pessoa, está pronta para receber a sua primeira prefeita mulher desta cidade!”, anunciou.
Foram postas questões que os motoristas de automóveis enfrentam, como o congestionamento das vias e a ineficácia da gestão para solucionar o problema. Os passageiros de transporte coletivo, para a deputada, são maltratados pelo serviço que é prestado, já que lidam, diariamente, com a superlotação dos veículos. “A gestão é perversa para quem anda de ônibus […] Nós temos hoje uma realidade que o pessoense paga caro e anda em ônibus lotados”, destacou a deputada.
Durante a campanha das eleições de 2020, o prefeito Cícero Lucena (PP) prometeu padronizar todo o transporte público com ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade. Até hoje, nenhuma das promessas foi cumprida. Cida denuncia que a frota de ônibus está incompleta, sem plataforma, sem local específico para que os passageiros se abriguem ao aguardar o modal.
Reajustes acima da inflação
Em seu discurso, a parlamentar aponta que Cícero recebeu uma tarifa que entre 2012 e 2019 teve aumentos concedidos acima da da inflação registrada no período. Em vez de R$ 4,15, a passagem em 2019 deveria custar R$ 3,14, se os aumentos acompanhassem o IPCA, índice que mede inflação. “Cícero se elegeu prometendo rever isso, e o que teve a capacidade de fazer foi piorar”, disse a deputada.
Fonte: Assessoria de imprensa