Engajado na luta para garantir a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco para milhares de famílias da região do Vale do Piancó, na Paraíba, o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB) cobrou, durante discurso na Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira (24), a execução da obra do Terceiro Eixo do Projeto de Integração do Rio São Francisco, para atender toda a região.
O Ramal Piancó deverá contemplar 36 municípios paraibanos, dos quais 18 deles no Vale do Piancó. O Projeto garantirá que as águas da transposição abasteçam o açude da Barra em Condado, em Conceição, e percorram todo o rio Piancó até a Barragem de Coremas, ou seja, perenizando todo o Vale do Piancó.
“É do interesse dos paraibanos a implantação do Terceiro Eixo do Projeto de Integração do Rio São Francisco, para atender a região do Vale do Piancó. Por isso, defendemos que haja essa transposição. É fato notório que sempre assumi essa defesa, pleiteando agilidade na construção da canalização por ser uma solicitação da própria sociedade local”, afirmou Wilson Santiago.
Veja também
Falta um voto para o STF descriminalizar o porte de maconha para consumo
“É fato indiscutível que o Vale do Piancó merece de todos nós um olhar especial e, assim, o meu mandato está comprometido com a luta pelo Canal da Transposição do Rio São Francisco para aquela região que ainda sofre com os efeitos da seca”, acrescentou o deputado.
Wilson Santiago ainda lembrou que o Governo Federal já incluiu o Canal do Piancó no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que irá facilitar para que a obra se torne uma realidade para milhares de moradores que ainda enfrentam dificuldades com a estiagem na região. O Governo prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões em obras hídricas, somente este ano.
“Estou com essa pauta em mãos e, sendo membro da Comissão de Orçamento, como um dos seus relatores setoriais, defenderei a inclusão de recursos destinados à construção do ramal para o Vale do Piancó”, destacou Wilson Santiago.
O deputado lembrou que no governo anterior ele participou da articulação e junto com a bancada federal da Paraíba, aprovaram a solicitação. “O apoio dos colegas Parlamentares foi fundamental, porque, quando a bancada paraibana se une em defesa do Estado, o resultado é sempre positivo”, disse.
Fonte: Assessoria de imprensa