Qualquer pessoa que precise de hemodiálise pode receber atendimento de imediato no Hospital Municipal Santa Isabel, referência em João Pessoa. Nesta quinta-feira (14), o prefeito acompanhou os atendimentos no hospital e destacou as medidas para zerar a fila. “Hoje, quem procurar o serviço tem vaga. Só temos que agradecer a Deus e a toda equipe da Saúde e continuar fazendo mais e melhor”, disse Cícero Lucena (PP).
“Nós tínhamos uma fila na faixa de 90 pessoas, que não tinham regularidade e nem a oportunidade da hemodiálise. Deus nos permitiu que a gente pudesse aumentar a contratação de prestadores de serviço, de clínicas e criamos um terceiro turno”, destacou o prefeito.
Veja também
Regulação das plataformas digitais é ‘desafio inevitável’, diz ministro da Justiça
A secretária interina de Saúde, Janine Lucena, disse que a Prefeitura também conseguiu otimizar o fluxo de atendimento através de parceria com clínicas na Capital. Em poucos meses, pacientes que esperavam longos períodos ganharam o direito de receber o tratamento de forma ágil e humanizada.
“É algo que a pessoa precisa para viver. Não tem como ficar em casa aguardando, ela só sobrevive se fizer a hemodiálise. É um passo muito grande que a gente deu e dizer que estamos com vagas disponíveis para que essas pessoas tenham qualidade de vida. Nós temos mais de uma clínica que faz esse serviço e aqui, no Santa Isabel, fazemos com o São Vicente”, explicou a secretária.
Atualmente, são 849 pacientes fazendo tratamento de hemodiálise, acompanhados pela Rede Municipal de Saúde. Esse atendimento ocorre semanalmente, sem fila e sem qualquer espera.
Fonte: PMJP