Em reunião para definir os critérios que serão adotados para indicação de candidaturas do Partido dos Trabalhadores (PT) à Federação Brasil da Esperança nas eleições de 2024, a Comissão Executiva Nacional do PT decidiu, nesta quinta-feira (28), que os candidatos às prefeituras municipais poderão ser escolhidos por meio de prévias partidárias, a serem realizadas até o mês de abril, e depois homologadas pela direção nacional do partido.
De acordo com a proposta aprovada por 17 votos a 12, nos municípios onde não houver consenso, o Diretório Municipal deliberará até 30 de novembro de 2023 sobre as candidaturas e, quando a decisão tiver o apoio de dois terços dos membros da instância, seguirá imediatamente para a homologação das instâncias superiores. Quando não for possível alcançar dois terços dos membros do diretório, a instância municipal decidirá pela realização de prévias ou Encontro Municipal como metodologia para a escolha da candidatura majoritária.
Veja também
Banco Central aumenta projeção de crescimento do PIB de 2% para 2,9%
O documento estabelece que os Encontros Municipais poderão ser realizados de 6 de novembro de 2023 até 15 de abril de 2024. A proposta aprovada também determina que nos municípios com mais de 100 mil eleitores, a homologação pelas instâncias partidárias para a posterior aprovação pela Federação Brasil da Esperança será feita pela Comissão Executiva Nacional.