Alunos do colégio Viva Vida, localizado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, tiveram uma manhã diferente nesta semana. Convidado para participar de um bate-papo com os estudantes, o escritor Felipe Gesteira falou sobre o seu primeiro livro infantil, “O burrinho e a troca dos brinquedos”. A iniciativa foi da professora Luciana Ferrari, que está à frente da turma do 1º ano do Ensino Fundamental da escola. “Os alunos fizeram roda de conversa, debateram, trouxeram exemplos de casa, de primos, de colegas e até deles”, contou Luciana.
A utilização de livros infantis na área da Educação é mais que uma grande fonte de estímulo à criatividade, pois atua no desenvolvimento intelectual das crianças. Ao viabilizar a troca dos alunos diretamente com o escritor, a escola incentiva tanto a leitura do livro, como a curiosidade dos pequenos. “Adoro colocar eles [os alunos] em contato com o autor, faço a leitura da capa dos livros que trabalhamos, mostro ilustrador, autor, editora, explico que o livro não é só o que vem dentro”, disse a professora.
Veja também
Festa Literária Internacional de Maricá tem concursos culturais abertos à participação popular
O sucesso da iniciativa de Luciana pode ser medido pelo entusiasmo das crianças. Quando Felipe apareceu na projeção do vídeo na lousa da sala de aula, os estudantes ficaram muito empolgados. “Eles [os estudantes] estavam animados, ansiosos e quando ele [Felipe] apareceu….levantaram os livros e gritaram! […] Foi um dia muito especial!”, disse a professora.
Lançado em julho deste ano, “O burrinho e a troca dos brinquedos” propõe uma reflexão acerca da liberdade das crianças. Para Felipe, que acredita que o ato de brincar deve estar intrínseco à liberdade de escolha desde cedo, o momento compartilhado com a turma foi emocionante. “O livro na verdade é feito para elas, as crianças são o motivo do nosso trabalho. Saber que uma turma inteira leu a obra e discutiu em sala de aula é gratificante. Essa oportunidade de contato com elas, de poder falar sobre literatura, explicar o processo de como o livro é feito, foi incrível. Muito obrigado à professora Luciana Ferrari e ao Colégio Viva Vida pelo espaço”, disse Gesteira.
Sobre a obra
Na história, que é acompanhada de ilustrações do paraibano Meiacor, tudo parece correr conforme o planejado num dia que seria de folga para mamães, papais e crianças em plena época de festas juninas. A confusão começa quando um jumento, empacado no meio da estrada, força a freada brusca do motorista que conduz o ônibus com a meninada. Após o susto, nenhum arranhão. Porém, o mesmo não se pode dizer dos brinquedos, todos revirados. E aí, sim, começa a brincadeira!
“O burrinho e a troca dos brinquedos” está à venda na Amazon e pode ser adquirido pode ser adquirido diretamente por meio deste link.