O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que inscreve o nome do padre Cícero Romão Batista, conhecido por Padre Cícero, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A Lei 14.693/23 foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11). “Padim Ciço”, como também é chamado, nasceu no Crato (CE), em 1844. Ordenado padre em Fortaleza, em 1870, foi ainda prefeito de Juazeiro do Norte, onde morreu em 1934.
A norma foi originada em proposta do deputado José Guimarães (PT-CE), aprovada pela Câmara dos Deputados em maio e pelo Senado Federal em setembro.
Veja também
Comissão aprova projeto que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo
Segundo Guimarães, Padre Cícero é tido como santo por uma imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil. Em 2022, a Igreja Católica iniciou processo de beatificação.
A estátua em homenagem ao religioso, inaugurada em Juazeiro do Norte em 1969, recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de romeiros e visitantes.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil. O chamado Livro de Aço encontra-se no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Fonte: Agência Câmara de Notícias