ads
Política -
Lei inscreve Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
Termômetro da Política
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que inscreve o nome do padre Cícero Romão Batista, conhecido por Padre Cícero, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A Lei 14.693/23 foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11). “Padim Ciço”, como também é chamado, nasceu no Crato (CE), em 1844. Ordenado padre em Fortaleza, em 1870, foi ainda prefeito de Juazeiro do Norte, onde morreu em 1934.

Padre Cícero está em processo de beatificação (Divulgação/Domínio Público)

A norma foi originada em proposta  do deputado José Guimarães (PT-CE), aprovada pela Câmara dos Deputados em maio e pelo Senado Federal em setembro.

Veja também
Comissão aprova projeto que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Segundo Guimarães, Padre Cícero é tido como santo por uma imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil. Em 2022, a Igreja Católica iniciou processo de beatificação.

Quem é Padre Cícero

A estátua em homenagem ao religioso, inaugurada em Juazeiro do Norte em 1969, recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de romeiros e visitantes.

O que é o Livro dos Heróis e Heroínas

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil. O chamado Livro de Aço encontra-se no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: