A celebração do Dia dos Professores, que aconteceu nesse domingo (15), é lembrada pelos avanços que aconteceram na capital paraibana, seja por meio de formação, do atendimento imediato do piso salarial, acima do reajuste nacional, do diálogo aberto com a categoria, das progressões horizontais, do afastamento remunerado de docentes para a qualificação nos níveis de mestrado e doutorado, das salas de aulas bem equipadas e climatizadas, entre outros benefícios.
“Eu acho que o destaque maior da gestão do prefeito Cícero Lucena é, justamente, o diálogo sempre aberto com os professores e as professoras, ou seja, com toda a categoria. A gente sempre se reúne com os representantes da Educação, ouvindo as reivindicações e, graças a Deus, temos conseguido resolver as demandas”, disse a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro.
Uma importante conquista profissional foi a regulamentação de progressões por nível. A Prefeitura de João Pessoa fez valer esse direito com o Decreto Municipal n.º 10.155, de 8 de novembro de 2022, que regulamenta o procedimento para a progressão funcional horizontal dos profissionais da Educação, que esperavam por ela há mais de uma década, visto estar prevista no Artigo 18 da Lei Complementar Municipal nº 60, de 29 de março de 2010.
Veja também
Lula pede apoio de presidentes do Egito e da Autoridade Palestina
Tecnologia
Os docentes da Rede Municipal de Ensino, hoje, dispõem de equipamentos tecnológicos de ponta, que auxiliam nas aulas e nos estudos. Já foram entregues cerca de 15 mil Chromebooks e outros equipamentos para uso dos profissionais. Os kits incluem, também, fone de ouvido sem fio, mouse e chip de internet de 20 GB. Os profissionais recebem, igualmente, bolsas, garrafa térmica, caneta esferográfica com laser, toalhinha, agenda, caderno e estojo.
“Uma coisa que muita gente não fala, mas que é muito importante para mim, é a questão desse equipamento de alto-falante, que eu uso para dar minhas aulas. Ele ajuda a minha voz. Na falta dele, estava muito desgastante para mim”, disse o professor José Eduardo.
Para que o profissional da Educação possa ministrar uma boa aula, também precisa de um ambiente apropriado. Na atual gestão, a Prefeitura de João Pessoa já entregou 30 unidades de ensino completamente reestruturadas, com salas de aula climatizadas, Sala Google, Sala Make, laboratório e ginásio esportivo. Além disso, 44 unidades de ensino estão com obras em andamento. Já foram dadas 74 ordens de serviço.
“A reestruturação da nossa Escola Américo Falcão foi finalizada agora, no mês de setembro, e, quando os alunos entraram aqui, disseram logo que nunca tinham estudado em uma escola com toda essa estrutura. Então, a gente tem uma escola equipada, uma escola com espaço para brincadeiras, com parquinho, com uma quadra muito boa, com salas que acho que nem toda escola particular tem”, disse a professora polivalente Simone Andrade Tavares.
A escola dispõe de professores e professoras que são mestres, que têm especialização e que estão em constante formação também na Rede Municipal. Tudo isso contribui para que o processo do ensino aprendizado evolua.
Toda a Rede Municipal de Ensino agora dispõe dos mais modernos kits de robótica, considerados os melhores do mercado. A introdução dos equipamentos ‘LEGO Education’ faz parte da grande transformação tecnológica por que a Rede passa na gestão do prefeito Cícero Lucena.
“Estamos sempre querendo buscar coisas melhores para a categoria. Tivemos muitas conquistas este ano, muitas formações, principalmente nessa área tecnológica, que eu acho que ajudou bastante, e outras formações também, como na parte de letramento, porque eu sou professora dos anos iniciais. Então, nestes últimos anos, a gente tem tido um investimento muito bom, nós e as escolas”, destacou a professora Simone Andrade.
E a previsão é de um avanço ainda maior para o ensino público de João Pessoa. “Só conseguimos fazer uma Educação de qualidade em parceria, primeiro com quem está no chão da escola, com aquele servidor e aquela servidora que estão lá, na sala de aula, e conhecem os alunos e as alunas pelos nomes.”, avaliou a secretária América Castro, acrescentando que “neste 15 de outubro a Educação Municipal tem razões de sobra para festejar esses profissionais imprescindíveis, que são os professores e as professoras da Rede Municipal de Ensino, agradecendo-lhes por sua seriedade e dedicação, e, por extensão, pela eficiência e pelo sucesso alcançado em todas as áreas em que atuam”.
Fonte: PMJP