O processo de licitação para as obras do Parque Socioambiental do Roger foi concluído, anuncia a Prefeitura de João Pessoa nesta sexta-feira (20). Segundo o prefeito Cícero de Lucena (PP), o projeto transformará uma área de 35 hectares, onde antes exista um lixão e que atualmente está subutilizada, em espaços de lazer e convivência para a população. Trilhas, praças, playgrounds, equipamentos para atividades físicas, recuperação ambiental e um mirante farão parte do novo local.
“Essa ação, quis Deus que 20 anos depois, quando eu fechei o lixão, eu criei para o parque, mas nada fizeram. Mas Deus me trouxe para fazer também esse benefício e que nós vamos iniciar ainda esse ano, porque a licitação já foi encerrada, já publicamos o resultado e agora eu espero que na próxima semana possamos assinar o contrato”, explicou o prefeito, que apresentou o projeto ao presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz.
Veja também
STF mantém classificação de homicídio doloso em acidente que causou morte de pessoa na Paraíba
O terreno já passou por análises rigorosas da água, solo e gases, o que garantiu a viabilidade do parque e toda a segurança da implantação. Os estudos indicaram a viabilidade do projeto que inclui o tratamento e a recuperação das áreas contaminadas. Eles integram o Programa João Pessoa Sustentável, voltado para o desenvolvimento da cidade e para o fortalecimento da gestão.
De acordo com Antônio Elizeu, coordenador-geral do João Pessoa Sustentável, o parque receberá investimento da ordem de R$ 55 milhões, com recursos da Prefeitura e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid). Ele explicou que as intervenções preveem a revitalização total da área.
“Apresentamos o projeto no TCE, ao presidente Nominando Diniz, que queria saber o que será feito e como será feito. A gente mostrou toda a história do lixão, desde 1954, passando pelo período em que o prefeito Cícero Lucena desativou o lixão. E agora, com esse projeto socioambiental, que a Prefeitura já concluiu a licitação, no processo de concorrência, para a gente iniciar essa obra tão importante para a cidade”, destacou Antônio Elizeu.
Esse projeto faz parte do planejamento da Prefeitura de João Pessoa de criar parques pela cidade, em áreas subutilizadas, para promover mais qualidade de vida para a população, por meio do acesso a locais de lazer e convívio social. A Prefeitura executa o Parque das Três Ruas, nos Bancários, Parque da Cidade, no Aeroclube, e já autorizou o início das obras do Parque Linear do Valentina e no José Américo, na extensão da Avenida Hilton Souto Maior.
Fonte: PMJP