Obra que analisa os anos do Governo Bolsonaro, de autoria do publicitário Anderson Pires, “Ele não vai gostar de ler” passa a integrar o acervo da Assembleia da República, em Lisboa, Portugal. A informação foi confirmada pelo assessor parlamentar João Sanches, da Biblioteca Passos Manuel. “[A obra] vem enriquecer o nosso acervo documental ampliando a base de conhecimento disponível para os nossos utilizadores”, disse Sanches.
Entre pistas que conduzem o leitor a percorrer o caminho do Brasil em direção ao processo histórico que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) injustamente à prisão, depois a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018 e a confirmação do resultado da disputa entre os dois em 2022, “Ele não vai gostar de ler” traz uma coletânea de textos que analisa a política brasileira sob a ótica de Anderson Pires, publicados exclusivamente nos portais de notícias Pragmatismo Político e Termômetro da Política durante o mesmo período em que os fatos aconteciam.
O livro que marca a estreia do publicitário no campo da literatura é também a primeira publicação da Editora Termômetro. Para o ele, ver um livro de sua autoria disponível em biblioteca tão importante é uma grande conquista.
“Escrever é quase uma terapia. Transformar esse exercício em livro, deixar registrado um referencial histórico, é muito gratificante. Ter o livro em bibliotecas importantes, como a da Assembleia da República de Portugal, a Biblioteca Passos Manuel, é uma honra. Acredito que o sentimento seja semelhante ao artista plástico que tem sua obra num museu importante. Fico muito feliz”, disse Anderson.
Localizada no Andar Nobre do Palácio São Bento, a Biblioteca Passos Manuel possui mais de 180 mil volumes no acervo, a maioria relacionados à atividade parlamentar, além de outros títulos que envolvem Direito, Ciência Política, História, Economia, Estatística e textos de organizações internacionais.
*Sob supervisão de Felipe Gesteira