A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (21) o orçamento público em relação à infância, com foco na prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cresceram as diferentes formas de violência contra quem possui entre 0 e 17 anos. Entre elas, o abandono de incapaz, abandono material, maus-tratos, lesão corporal em contexto de violência doméstica e estupro. A deputada Ana Paula Lima (PT-SC) está entre os que solicitaram o debate.
Ana Paula lembra que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecem prioridade ao bem-estar e à segurança de crianças e adolescentes. Nos últimos seis anos, a média dos valores totais destinados a esses público no Orçamento foi de 5,6%1, embora ele represente cerca de 25% da população.
Veja também
“Juventude Negra Viva”: seminário busca debater pacto para reduzir assassinatos de jovens negros
Ela acrescenta que, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, todos os crimes contra crianças e adolescentes, com exceção de mortes violentas, tiveram aumento em 2022.
“A prevenção está fragmentada em planos setoriais, sem uma governança compartilhada, modelos integrados de monitoramento e avaliação, além do risco de sobreposição de ações e subfinanciamento já que não são considerados na elaboração dos programas no Plano Plurianual (PPA) e tão pouco para a priorização dos recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”, afirma Ana Paula Lima.
Fonte: Agência Câmara de Notícias