A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) derrubou o veto do governador João Azevêdo ao projeto de lei (PL 514/2023), de autoria da deputada Cida Ramos (PT), que institui no estado da Paraíba a política estadual “Vini Jr.” de combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas. O líder do Governo na Casa, deputado Chico Mendes (PSB), liberou a bancada nesta quarta-feira (6) para a derrubada do veto.
Foram 19 votos a favor da derrubada do veto, um voto contra e uma abstenção. Durante sua fala, antes da vitória em plenário que garantiu a política pública de enfrentamento ao racismo no futebol paraibano, a deputada Cida Ramos destacou que a proposta não causa despesa alguma ao Estado, lembrou que há leis semelhantes nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia, e ainda defendeu que a lei vai “fortalecer a luta dos negros e negras”.
Veja também
Município é condenado por trocar bebês em maternidade; indenização por danos morais é mantida
Em discussão, diversos parlamentares parabenizaram a iniciativa da deputada Cida Ramos. O deputado Chió (Rede) ressaltou a necessidade de a ALPB estar atualizada com os problemas do Brasil e do mundo. “Um deles é o racismo e a gente precisa fazer gestos para a população de que esta Casa está preocupada em assuntos relativos à pauta”, disse.
O deputado Anderson Monteiro (MDB) disse que o governo deveria ter lido o projeto. A deputada Francisca Motta (Republicanos) lembrou que Vini Jr. levantou a pauta do combate ao racismo em todo o mundo.
Fonte: Assessoria de imprensa