Com o pé na areia e curtindo a brisa do mar, o público cantou junto e dançou ao som dos artistas que se apresentaram no primeiro dia do Festival Forró Verão, nesse sábado (6), no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. O evento, que está na sua primeira edição, busca trazer um espaço de destaque durante a alta temporada da capital para uma expressão artística tipicamente nordestina, o forró.
“Olha, fazer forró hoje em dia tá difícil”, comentou o cantor Flávio José, atração principal da noite. O artista, que é um dos nomes mais conhecidos do forró pé-de-serra, disse estar grato por ter sido lembrado para essa ocasião “já fazia um bom tempo que a gente não vinha para João Pessoa, para esses eventos abertos, e para mim é uma honra participar da abertura”.
Veja também
Petrobras investiga venda de refinaria abaixo do valor de mercado durante Governo Bolsonaro
Abrindo os shows da noite, a banda Forró da Live falou sobre a importância de colocar em grandes palcos artistas da região. “É uma satisfação muito grande poder mostrar o nosso trabalho em um espaço como esse, hoje vários turistas puderam conhecer o nosso forró “, disse Iran Medeiros, vocalista da banda.
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, disse que a prefeitura está sempre preocupada em inovar. “Este ano nós resolvemos antecipar esse clima de forró marcando a abertura da alta estação com o festival, trouxemos para a cidade grandes nomes do forró paraibano e brasileiro”. Sobre o aumento do fluxo de turistas na cidade, o diretor comenta que o festival trazer mais pessoas para capital é consequência de uma ação pensada para a população: “Se a gente promove um grande evento para os moradores daqui, essa festa também será muito boa para os visitantes”, explica Marcus.
“Essa é uma ideia muito ousada, aqui em João Pessoa o forró está dando o pontapé inicial para o carnaval”, comentou Isaías Lima, vocalista da Banda Cascavel. A perspectiva de impulsionar a divulgação da musicalidade nordestina em outras épocas do ano foi bastante comemorada, o cantor Fabricio Rodrigues, uma das atrações da noite, acredita que o evento veio para ficar “a prefeitura está preenchendo uma lacuna com o festival, já que os shows de forró sempre ficam concentrados em apenas uma época do ano”.
Suelen Silva, moradora da cidade, comemora a volta de um grande festival no início do ano “essa é uma modalidade nova que a gente nunca viu por aqui, eu acredito que esse evento está trazendo oportunidade para os artistas locais e também vai colocar João Pessoa em uma posição de destaque no âmbito nacional”.
*Sob supervisão de Felipe Gesteira