A castração dos animais de estimação é questão de saúde pública. Para além das obrigações do Estado com o bem-estar social, quem tem um ‘pet’ e precisa castrar seu bichinho muitas vezes não sabe por onde começar. O serviço é disponibilizado por clínicas e veterinários que atendem ao mercado privado, porém o valor nem sempre é acessível. Para reduzir esse custo social, algumas prefeituras pelo país estão assumindo essa conta.
A Secretaria de Proteção Animal da Prefeitura de Maricá, cidade localizada no Litoral do Rio de Janeiro, agora abre novas inscrições para castração de cães e gatos todas as segundas-feiras, a partir das 8h. Os tutores de felinos machos e fêmeas, além de caninos machos e fêmeas, podem realizar a inscrição diretamente por meio deste link.
Veja também
Governo cria Grupo de Trabalho e publica portaria para implantação da TV 3.0
Requisitos
As castrações são destinadas a animais com idade entre 5 meses e 6 anos, pesando de 3 a 20 quilos. As cirurgias são limitadas a dois pets por CPF do responsável, não sendo realizadas cirurgias em cadelas no cio, prenhas, em lactação ou em animais braquicefálicos (boxer, shih-tzu, pug, gato persa, dentre outros). Os tutores dos animais precisam ser maiores de 18 anos.
Documentos indispensáveis
Os interessados na castração devem apresentar cópias dos seguintes documentos: identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência do município de Maricá; comprovante de rendimentos, sendo aceitos Número de Inscrição Social (NIS), cartão Mumbuca, Bolsa-Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outra comprovação mostrando de preferência renda familiar de até 3 salários mínimos.
Com informações da Prefeitura de Maricá.