Para ajudar os empreendedores a impulsionar os negócios em 2024, a Agência Sebrae lançou um boletim informativo destacando as 8 principais tendências que vão moldar o cenário dos pequenos negócios neste ano. Com apontamentos e estratégias práticas, o material se torna fonte para quem está em busca de crescimento e adaptação às mudanças do mercado, aliadas aos avanços tecnológicos, às mudanças sociais e às questões ambientais e econômicas.
O boletim informativo “Tendências de Comportamento de Consumo 2024” oferece uma visão abrangente das tendências que podem impactar diretamente os pequenos negócios, em diversos setores. Desde a transformação digital até as mudanças no comportamento do consumidor, o material fornece uma análise das oportunidades e desafios que os empreendedores enfrentarão ao longo do ano.
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Entre as tendências destacadas, a digitalização surge como um dos principais focos. Com a aceleração do comércio eletrônico e a crescente importância da presença on-line, os pequenos empresários são incentivados a investir em plataformas digitais e estratégias de marketing on-line. O informativo fornece dicas práticas sobre como criar uma presença digital eficaz, desde a construção de um site atraente até a utilização das redes sociais para ampliar o alcance do público.
Outro ponto de destaque é a sustentabilidade, uma tendência que continua a ganhar relevância nos negócios modernos. O informativo destaca a importância de práticas sustentáveis para atrair consumidores conscientes. A inteligência artificial (IA) também é apontada como uma ferramenta estratégica para pequenos negócios.
O lançamento do informativo pela Agência Sebrae representa um compromisso contínuo em apoiar os pequenos empresários, capacitando-os com conhecimentos e recursos essenciais para prosperar em um ambiente de negócios em constante evolução. “O Sebrae vai estar atuando muito além do que já atua, pois as empresas pequenas precisam alçar novos patamares de crescimento. Só assim a economia vai se fortalecendo e todos ganham com isso”, destacou o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim.
Otimismo
O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo (43%), registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. (pesquisa da McKinsey deste ano).
Redução de gastos
Cerca de 90% das pessoas reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e artigos para casa.
Compras on-line X compras em lojas físicas
As lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros. Por isso, é necessário integrar canais físicos e digitais.
Smart Power e a nova visão global
Reflita sobre como as brigas entre países e o aparecimento de pessoas influentes lá fora vão mexer nas coisas que a gente escolhe comprar aqui no Brasil.
Sustentabilidade
As mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos tudo a nossa volta vão afetar o que as pessoas decidem comprar.
Compras com base em valores e visões de mundo– As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais nas suas decisões de compra.
Digital
Essa revolução digital pode ser uma chance de alcançar mais clientes, mas também significa que a concorrência on-line está acirrada.
Formato de trabalho
O home office e os avanços tecnológicos afetam as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam os seus padrões de compra e suas necessidades.
Fonte: Sebrae-PB