O Governo da Paraíba estuda emitir títulos de dívidas da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para levantar recursos e ampliar os investimentos em obras de saneamento básico. O modelo busca reverter cenários críticos que se arrastam por anos, como é o caso de Patos, no Sertão do estado, em que apenas 13,36% da população do município é atendida com esgotamento sanitário.
Com os debêntures, como são chamados no mercado financeiro os títulos de dívidas emitidos pelas empresas que buscam alavancar investimentos, a Cagepa pretende ampliar suas fontes de financiamento. A informação foi repassada pela assessoria de comunicação da companhia, nesta sexta-feira (26), em resposta à reportagem sobre a precariedade do serviço em Patos.
Veja também
OMS alerta para aumento de casos de sarampo e reforça importância da vacinação
De acordo com a comunicação da Cagepa, “a Companhia vem efetivando também estudos para estabelecimento de outras fontes de financiamento, a exemplo de emissão de debêntures, alocação de ativos, dentre outros”.
Brecha na lei ou oportunidade, a modalidade pretendida pela Cagepa para levantar recursos está prevista no Marco Legal do Saneamento, aprovado em julho de 2020.
Colaborou Laura de Andrade.