O acirramento da disputa interna no Partido dos Trabalhadores (PT) pela candidatura à Prefeitura de João Pessoa saiu do campo das propostas. Após reiteradas agressões praticadas pelo deputado estadual Luciano Cartaxo, a Secretaria Nacional de Mulheres do PT divulgou nesta segunda-feira (19) uma nota em decorrência da violência de gênero sofrida pela deputada estadual Cida Ramos.
A Secretaria Nacional de Mulheres do PT acusa Cartaxo de “tentativas descabidas de desqualificações, que pontua a violência política de gênero, falas que foram amplamente divulgadas nos veículos de comunicação e redes sociais, nos últimos dias, diante dos apoios internos à pré-candidatura dela a prefeitura de João Pessoa na prévia interna do partido”.
Ainda na nota divulgada hoje, a Secretaria reafirma as bandeiras progressistas do partido, bem como “nossas lutas contra o machismo, racismo, homotransfobia, capacitismo, e violência política de gênero entre outras”.
Veja também
Ministro aponta racismo institucionalizado da Polícia do RS em prisão de motoboy
A nota também é assinada pela Secretaria Estadual de Mulheres do PT da Paraíba e pelo Coletivo Estadual de Mulheres do PT-PB. Confira na íntegra:
NOTA DE SOLIDARIEDADE à Deputada Estadual Cida Ramos – PT/PB
As Mulheres do PT através da Secretaria Nacional de Mulheres, Secretaria Estadual de Mulheres do PT da Paraíba vem a público declarar toda solidariedade à Deputada Cida Ramos, mulher negra, pessoa com deficiência, mãe, assistente social, professora universitária, ex-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFPB), ex-secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, atualmente Deputada Estadual do PT/PB, em seu segundo mandato e pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, concorrendo as prévias internas do PT de João Pessoa. Nesses últimos dias a companheira Cida Ramos, vem sofrendo por parte do também deputado estadual Luciano Cartaxo/PT/PB, tentativas descabidas de desqualificações, que pontua a violência política de gênero, falas que foram amplamente divulgadas nos veículos de comunicação e redes sociais, nos últimos dias, diante dos apoios internos à pré-candidatura dela a prefeitura de João Pessoa na prévia interna do partido.
Entendemos que a unidade é fundamental para o êxito do nosso partido nas eleições e, sobretudo, a manutenção de um diálogo saudável e respeitoso. Compreendendo e reforçando, inclusive, nossas bandeiras progressistas bem como nossas lutas contra o machismo, racismo, homotransfobia, capacitismo, e violência política de gênero entre outras.
Lembramos que quando uma mulher sofre uma violência política e ataques misóginos, todas nós mulheres somos violentadas!
É a hora e a vez da mulher no poder e nos espaços de decisão. E como desafio, precisamos superar preconceitos, racismos, machismos, e violência política de gênero, e juntas, juntos e juntes somos unânimes na defesa das mulheres serem protagonistas na disputa eleitoral nas eleições.
Pelo respeito à trajetória, às lutas, às conquistas e à competência da Deputada Cida Ramos!
Pelo respeito às mulheres na política!