Cerca de 200 mil pessoas na Paraíba com deficiência auditiva e surdas são beneficiadas pela Lei 12.687, que trata de garantir intérprete de Libras nos espetáculos com mais de 500 pessoas. No entanto, prefeituras municipais e o próprio governo do Estado não estão cumprindo o que determina a legislação. Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa, a deputada Cida Ramos (PT) garantiu lutar para que o direito dessas pessoas seja assegurado.
“Eu só acredito na política que altera as vidas das pessoas. Eles querem ter como qualquer pessoa o direito à arte, à cultura, a frequentar o que de melhor a humanidade produz. As prefeituras estão desobedecendo, burlando a lei e não colocando os intérpretes de Libras nos eventos”, denuncia.
De acordo com Cida, o caso mais escandaloso e recorrente acontece na capital paraibana. “A Funjope já foi acionada pelo Ministério Público estadual. Faço um apelo à Funjope para que cumpra a lei. Lei é para ser cumprida”.
Veja também
Brasil e EUA concordam com a criação de um Estado Palestino
A deputada Cida Ramos alerta para o descaso do governo do Estado nos espetáculos realizados no Centro de Convenções, como foi o show de Anitta. “Precisa que os gestores cobrem das empresas. Se são empresas particulares que vêm de fora, elas têm que se adaptar à lei local. Não pode o surdo ficar penalizado”. de acordo com a parlamentar, Cajazeiras e Cabedelo também estão em desconformidade com a lei.
“Estarei na linha de frente reclamando o cumprimento de todas as leis que forem aprovadas e sancionadas, não só as minhas, porque eu entendo que fomos eleitos para cumprir com os compromissos assumidos com a população”, finalizou a deputada Cida Ramos.
Fonte: Assessoria de imprensa