Ao pensar nas mudanças climáticas, quais mundos são possíveis para o futuro? É um questionamento presente na narrativa da escritora e médica Mayara Floss, apresentada no seu mais novo intitulado “Mundo impossível”, estreia da autora na ficção. Na obra são tratados temas importantes como poluição, futuro e mudanças climáticas.
A narrativa da nova obra de Mayara apresenta cenários distópicos, repletos de simbolismos, com a intenção de provocar o leitor a refletir sobre quais mundos são possíveis no futuro. Até escrevê-lo, a autora estudou os impactos da poluição para o futuro e chegou a criar cursos formativos de saúde planetária. “Pensei muito em ser uma forma de comunicar através do livro, é no terrestre que oriento as histórias e a possibilidade de aprender por meio da ficção. O futuro é ancestral, nas palavras de Ailton Krenak e este livro é um caminho para esse voltar-se para a Terra”, disse Floss.
A política atravessa o Mundo impossível
O tema da política está presente em “Mundo impossível”. Dois contos possuem personagens políticos que atravessam pelo peso das decisões. Mayara acredita que colocou respostas lúdicas através da ficção, inclusive para personagens políticos. “Vou mesclando dados e fatos da realidade atual. Marilena Chauí fala que a distopia serve para olharmos o presente através do futuro, acredito que seja este exercício que tento fazer”, afirmou a escritora.
Em fase de pré-venda, quem quiser garantir os primeiros exemplares já pode fazer o pagamento com preço promocional na loja virtual da Editora Coragem por R$ 80. “Mundo impossível” será lançado oficialmente no dia 6 de julho deste ano.
Sobre Mayara Floss
Mayara começou a escrever os contos no ano de 2018, quando coordenou as recomendações políticas para o Brasil em relação às mudanças climáticas do Lancet Countdown, grande jornal científico de Medicina. “Isso me moveu internamente em maneiras de comunicar com as pessoas e também comecei a imaginar esse futuro do planeta aquecendo, que digo ser impossível, pois temos que construir outros futuros, outros caminhos”, disse a escritora.
A autora também é médica de família e comunidade com atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), além de realizar o doutorado em Patologia na Universidade de São Paulo (USP). Em 2023, foi finalista do prêmio Jabuti com o livro “Diário dos Abraços“. Também publicou os livros de poesia Aquafaba (2021), Fôlego (2012) e Falta um Poema… (2009). Participou de outras coletâneas como Quando fui Paciente (2019), Causos Clínicos (2018), Saúde no Caminho da roça (2018) e Percepções amorosas sobre o cuidado em saúde: estórias da Rua Balsa das 10 (2016). Participou do roteiro, produção e direção de diversos curtas como Pobreza Menstrual (2021), Francesa Alta (2019) e Série SUS (2015).
O projeto gráfico de “Mundo impossível” é especial e assinado em conjunto pela autora, Thomas Vieira, Iasmine Nique e Lorenzo Kupstaitis.
Como adquirir
Pré-venda do livro disponível na loja virtual da Editora Coragem.
Preço: R$ 80 (preço exclusivo durante a pré-venda).
Data oficial de lançamento: 6 de julho de 2024.
Tamanho: 176 páginas.
Gênero: Contos.
A pré-venda com preço promocional segue na loja virtual da Editora Coragem até a data do lançamento.
*Sob supervisão de Felipe Gesteira