A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) derrubou nesta terça-feira (7) o veto (VET 109/2024) do governador João Azevêdo (PSB) ao Projeto de Lei 927/2023, de autoria da deputada Cida Ramos (PT), que institui o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Estado da Paraíba. O projeto tem como objetivo assegurar a todos os paraibanos o acesso ao livro, à leitura e à literatura. Foram 19 votos pela derrubada do veto, 13 pela manutenção e uma abstenção.
Além de democratizar o acesso ao livro e fomentar a formação de novos leitores, o projeto busca também garantir o reconhecimento à literatura como direito humano, a compreensão de sua natureza formativa e o incentivo à imaginação, à criação e à educação literária.
Antes da votação do veto do governador, a deputada Cida Ramos fez um apelo aos colegas parlamentares não na condição de deputada, mas como professora. “Essa não é uma questão de oposição e situação, vai no sentido de que a gente qualifique a leitura como um ato fundamental para que a nossa juventude, aquela que está na periferia, que não tem acesso a uma viagem, mas pode, através da leitura, viajar no conhecimento, conhecer tantas coisas importantes”, argumentou a deputada.
Veja também
Que os Rios se misturem
Votaram contra o Plano Estadual do Livro os deputados: Chico Mendes (PSB), Danielle do Vale (Republicanos), Drª Paula (PP), Eduardo Brito (Solidariedade), Eduardo Carneiro (Solidariedade), Francisca Motta (Republicanos), Gilbertinho (União Brasil), Hervázio Bezerra (PSB), Inácio Falcão (PCdoB), João Gonçalves (PSB), Jutay Meneses (Republicanos), Tanilson Soares (PSB) e Wilson Filho (Republicanos). A única abstenção foi do deputado Branco Mendes (Republicanos).
Com informações da assessoria de imprensa.