Política -
Um homem do mar: morre aos 57 anos o ex-senador e empresário Robinson Viana
Termômetro da Política
Compartilhe:
Robinson Viana foi senador da República entre 2001 e 2002 (Foto: Arquivo pessoal)

“Um homem do mar”. Era assim que classificava a si mesmo o empresário paraibano e ex-senador Robinson Viana. Ele morreu na noite dessa terça-feira (28), aos 57 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Suplente de senador, Robinson Viana assumiu mandato no Senado Federal durante licença do ex-senador Ney Suassuna, entre novembro de 2001 e abril de 2002.

Em seu discurso de posse, destacou “fortes vínculos com a esperança de progresso econômico traduzida pelo potencial marítimo, sem contudo perder a ligação com os anseios do homem do sertão, pois temos, ambos, aspirações comuns no tocante à construção de uma sociedade mais justa, menos excludente, mais cidadã e fraterna”.

Veja também
Tragédias climáticas: 94% das cidades brasileiras pecam na prevenção

No Plenário do Senado Federal, Robinson Viana também homenageou a Marinha do Brasil, ressaltando a importância do mar para o povo brasileiro. “Crescemos, portanto, desde o descobrimento, extremamente dependentes do mar e, certamente, continuaremos assim. É inquestionável a importância da atividade marítima como fator fundamental para o desenvolvimento de uma nação”, disse.

Durante o exercício do mandato, Robinson Viana defendeu o desenvolvimento da Paraíba, assim como incentivos à iniciativa provada, geração de emprego e renda. Nos últimos anos ele vinha sofrendo da Doença de Alzheimer.

Além de senador da República, Robinson Viana foi diretor dos Correios e presidente do Porto de Cabedelo. Em nota, o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, lamentou a morte de Viana. Confira na íntegra:

É com profundo pesar que pranteamos o falecimento de Robinson Koury Viana da Silva, ex-Presidente do Porto de Cabedelo.

Robinson, figura de muito destaque em nosso Estado, foi grande entusiasta e protagonista do desenvolvimento de nossa Cabedelo. Sua liderança visionária e sua capacidade de gestão foram fundamentais para a ampliação das operações portuárias, contribuindo significativamente para o progresso econômico da região na época.

Neste momento de dor, expressamos nossas mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Robinson, em particular, ao seu irmão Juarez, meu fraterno amigo e competente Prático aqui no Porto de Cabedelo.

Que Deus o acolha e que sua alma mereça do descanso eterno.

Ricardo Barbosa
Diretor Presidente da Companhia Docas da Paraíba
Porto de Cabedelo

Compartilhe: