ads
Política -
Wilson Filho é empossado como secretário de Educação
Termômetro da Política
Compartilhe:

O governador João Azevêdo (PSB) empossou, no início da noite desta quinta-feira (13), o novo secretário de Estado da Educação, Wilson Santiago Filho (Republicanos), e o secretário-executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson de Amorim, em solenidade ocorrida no Centro de Formação de Educadores, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. A posse ocorreu no mesmo dia em que a nomeação de ambos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Na ocasião, o governador destacou que Wilson Filho reúne as condições necessárias para realizar um grande trabalho como secretário da Educação.

Em discurso, Wilson destacou os avanços na Educação da Paraíba e reforçou o seu compromisso com a pasta (Foto: Francisco França/Secom-PB)

“Eu não tenho dúvida nenhuma de que Wilson Filho vai demonstrar sua capacidade de gestão como secretário de uma área tão importante, que é a Educação, uma política pública de Governo, não é uma política pública de governador, e Wilson tem identidade com esse projeto”, disse João.

Veja também
Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Em discurso, o gestor paraibano evidenciou os avanços da Educação paraibana, como a aprovação do PCCR e de 80% para diminuir a distorção salarial entre professores efetivos e contratados, e desejou as boas-vindas aos novos auxiliares. “Quero fazer uma fala de acolhimento a Wilson Filho e a José Edilson de Amorim. Vocês estão sendo muito bem acolhidos neste momento, estamos apostando as fichas para que a Paraíba continue avançando, que tem uma educação que avançou muito”. 

O novo secretário da Educação, em seu discurso de posse, reforçou o compromisso com a Educação paraibana. “É com muita responsabilidade que assumo a Secretaria de Educação da Paraíba. Essa é uma missão que acolho com o compromisso inabalável de servir ao interesse público, que sempre pautou a minha vida. Impulsionado pela minha formação como advogado e mestre em Administração Pública, e pela experiência adquirida em minha trajetória política, acadêmica e profissional.  Como deputado federal, fui presidente das Frentes Parlamentares em Defesa do Magistério”, disse, destacando outras experiências, como a relatoria do novo Ensino Médio. 

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), falou da convivência com o novo secretário da Educação, evidenciando qualidades como entusiasmo e dinamismo, quando concluiu: “Eu tenho certeza de que Wilson Filho irá fazer um grande trabalho para qualificar e melhorar a educação dos filhos do povo da Paraíba”. 

Por sua vez, o deputado federal Wilson Santiago, falou da alegria e da expectativa com Wilson Filho como secretário de Educação da Paraíba. “Este é um momento de alegria. E sabemos que esta alegria resultará em frutos para a Educação da Paraíba. Eu tenho certeza de que, com a contribuição de todos os alunos, de todos os professores, de todos os funcionários e da sociedade, ele fará uma grande gestão e irá retribuir à população da Paraíba uma Educação de qualidade”, comentou. 

A solenidade de posse do novo secretário de Estado da Educação e do secretário-executivo da Gestão Pedagógica foi prestigiada pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP); pelos deputados federais Damião Feliciano (União Brasil-PB) e Gervásio Maia (PSB-PB); pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nominando Diniz, entre outras autoridades, professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. 

Perfis 

Advogado e mestre em Administração Pública pelo Instituto de Direito Público (IDP), em Brasília, Wilson Santiago Filho teve, na condição de parlamentar, sua atuação voltada para a Educação, sendo, por esse motivo, reconhecido com a maior honraria da educação brasileira, a Medalha de Grã-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Educativo, concedida pela Presidência da República. 

Já o novo secretário-executivo da Gestão Pedagógica é graduado, mestre e doutor em Letras. Entre outros títulos de José Edilson de Amorim na gestão educacional, estão reitor e vice-reitor da UFCG, sendo ainda professor titular na Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da UFPB.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: