ads
Política -
Daniella assina protocolo de intenções com CNJ e Ministério da Justiça para o programa ‘Antes que aconteça’
Termômetro da Política
Compartilhe:

Foi assinado na última quarta-feira (19) o protocolo de intenções do programa ‘Antes que aconteça’ entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), coordenadora-geral do programa, e a deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), vice-coordenadora geral do programa.

O objetivo do protocolo de intenções é juntar esforços para a implementação e o desenvolvimento do programa Antes que aconteça (Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

O termo foi assinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ; pelo ministro Ricardo Lewandowski, ministro de Estado e Segurança Pública; e pelas parlamentares. A coordenadora estadual do programa na Paraíba, Camila Mariz Ribeiro, também esteve presente na ocasião.

Veja também
Câmara dos Deputados debate greve em universidades federais nesta quinta

“O protocolo de intenções do programa Antes que aconteça firmado hoje é um passo gigante, mas a jornada é longa e exige a participação de todos. É preciso que a sociedade se una em torno dessa causa, quebrando o silêncio que alimenta a violência”, declarou a senadora.

Daniella disse ainda que o programa “é um passo crucial no combate à violência contra as mulheres, uma questão social crítica que afeta diretamente a saúde, segurança e o desenvolvimento socioeconômico do país”.

O objetivo do protocolo de intenções é juntar esforços para a implementação e o desenvolvimento do programa Antes que aconteça, que tem como objetivo apoiar e estruturar políticas de acesso à justiça, segurança, garantia e promoção de direitos, inovação, pesquisa, produção de dados, inclusão produtiva, formação, autonomia, conscientização e defesa feminina. O empreendedorismo feminino é um dos pontos de destaque do programa, tendo em vista que a dependência financeira é apontada como um dos impeditivos para a quebra do ciclo da violência.

As ações descritas acima deverão ser desenvolvidas, prioritariamente, através de salas de atendimento especializado em delegacias, estruturas do sistema de justiça e outros equipamentos com vistas à prevenção, enfrentamento e à superação da violência contra a mulher no Brasil.

Assinatura do termo de cooperação na Paraíba

No início de junho, foi assinado na Paraíba o termo de cooperação entre a senadora Daniella Ribeiro, o Tribunal de Justiça da Paraíba, o Governo do Estado e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. A ocasião reuniu representantes de entidades diversas ligadas à defesa da mulher e lotou o pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Programa pensado por mulheres

O Antes que aconteça foi idealizado pela senadora Daniella Ribeiro, coordenadora nacional do programa, juntamente com a deputada federal Soraya Santos, procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados e vice-coordenadora geral do programa no país; a segunda-dama da Paraíba e coordenadora estadual do programa, Camila Mariz Ribeiro; a juíza Renata Gil, conselheira do CNJ; a advogada e jurista Luciana Lossio, ex-ministra do TSE; e a professora Nadja Oliveira, diretora-técnica do Parque Tecnológico da Paraíba.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: