O documentário “Ilú Odara – Escola de Atabaques” será lançado na quinta-feira (27), às 18h, no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, em João Pessoa. Com entrada gratuita, o filme tem duração de 15 minutos e narra a história do grupo percussivo Ilú Odara, fundado em 2015, na capital paraibana, no bairro Mangabeira, pelo produtor cultural Fagner Alisson da Silva e com roteiro e direção de Valderiza da Silva Pereira.
A produção traz entrevistas com mestres, professores, alunos, familiares e pessoas que passaram pela escola de atabaques, destacando a importância de bairros historicamente negros como Mangabeira, Valentina, Cuiá, Alto do Matheus e Esplanada, dando voz às diversas narrativas afro-brasileiras, promovendo a igualdade social e a valorização da diversidade cultural.
Veja também
Presidente Lula encerra Caravana Federativa e cede terrenos da União no Piauí
O grupo tem como missão preservar e valorizar os ritmos e cantos sagrados dos orixás e das tradições africanas. Além das performances culturais, Ilú Odara oferece aulas gratuitas de percussão para crianças, adolescentes e adultos das comunidades periféricas de João Pessoa, destacando a educação musical como instrumento de fortalecimento das identidades culturais nas comunidades periféricas.
A produção foi realizada por uma equipe majoritariamente feminina. O documentário será veiculado nas plataformas Youtube e Vimeo, além de estar inscrito em festivais de cinema na Paraíba e em outros estados.
Data: 27 de junho
Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Rua da Areia, 155 – Sobrado Azulejado
Horário: A partir das 18h
Entrada: Gratuita
Fonte: Assessoria de imprensa