Pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) participou nesta sexta-feira (28) da Caravana das Periferias na Comunidade do Aratu, na capital paraibana. Em evento organizado pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, foram anunciadas diversas ações de fortalecimento e valorização das comunidades periféricas da Paraíba, a partir de recursos advindos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Estiveram presentes no evento o Secretário Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, o Coordenador-Geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias, Flávio Tavares, além da diretora de Programas do Ministério da Saúde, Amanda Rodrigues, o pré-candidato a vereador de João Pessoa Tárcio Teixeira (PSOL) e diversas lideranças do movimento popular.
Veja também
Argentina aprova projeto de reforma econômica
“É com muita felicidade que participo deste anúncio realizado pela Secretaria Nacional de Periferias, uma pasta de muita importância para nosso país e que vem realizando um trabalho incrível de fortalecimento das comunidades periféricas da Paraíba e do Brasil. Parabenizo o trabalho de toda a equipe, em nome do secretário geral Guilherme Simões e do paraibano Flávio Tavares, a frente da coordenação de articulação e planejamento da secretaria. Não tenho dúvidas que com o trabalho que está sendo realizado pela secretaria e pelo governo Lula o povo da periferia paraibana e brasileira vai ganhar uma nova cara, com muito mais qualidade de vida, fortalecimento, cidadania e desenvolvimento”, disse Cartaxo.
Entre as ações anunciadas na manhã de hoje estão investimentos do PAC para regularização fundiária na comunidade do Aratu; lançamento da Residência em Assessoria Técnica com a Universidade Federal da Paraíba, a UFPB; Apresentação do Guia do Plano de Ação Periferia Viva com a Reitoria do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e a Superintendência da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec); anúncio de investimentos do PAC para regularização fundiária nas Comunidades Chapéu de Couro e Feirinha, além do anúncio das obras de urbanização do Porto do Capim.
O programa Periferia Viva, do Ministério das Cidades, tem por objetivo a melhoria das condições de vida nas periferias urbanas brasileiras, por meio da urbanização de favelas, palafitas, loteamentos informais, dotando-os de infraestrutura urbana (saneamento básico, contenção de encostas, sistema viário, iluminação pública), recuperação ambiental, melhorias habitacionais, produção de moradias para eventuais reassentamentos, regularização fundiária e trabalho social, além de promover intervenções urbanísticas de qualificação. No total serão R$ 5,2 bilhões investidos na 1ª etapa do programa.
Fonte: Assessoria de imprensa