A cantora e compositora paraibana Maria subirá ao palco do Café da Usina na sexta-feira (5), às 20h, para show especial. O evento marca uma etapa importante em sua trajetória artística. Serão apresentadas criações anteriores e algumas novas que farão parte do seu primeiro álbum, “Luminosa”, além da mudança de seu nome artístico, anteriormente conhecido como “Maria Alice”.
Maria será acompanhada por Eliza Garcia na bateria, Ingrid Simplício no baixo e Lucas Gaião na guitarra. O repertório do show incluirá músicas de seus projetos passados como “Afogamento”, “Nascedouro” e “Descompasso”, além de algumas das novas composições autorais que integrarão o álbum “Luminosa”, previsto para este ano. Além das músicas de autoria do próprio artista, o público também poderá apreciar interpretações de músicas de artistas como Cátia de França, Flaira Ferro, Adeildo Vieira, Ceumar, Ylana e Elon.
Veja também
Real completa 30 anos com desafio de manter poder de compra
Na mesma noite, Maria lançará sua campanha de financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria, com o objetivo de arrecadar fundos para a gravação, mixagem e masterização do álbum “Luminosa”. Sobre o projeto, Maria comenta: “Luminosa, meu primeiro álbum em 7 anos de carreira, é sobre acreditar nos próprios sonhos e ter coragem para realizá-los com a força do coletivo. Com 11 faixas, a maioria escrita por mim e algumas em parceria com outras compositoras, Luminosa canta tudo o que brilha dentro de mim. Luminosa canta os amores, os encontros, os desencontros. Luminosa canta as poesias das minhas entranhas. Luminosa é a minha alma”.
A cantora promete uma noite de muita emoção. “Poesia, arrepio, vontade, desejo, música, coragem, afeto. Podem esperar muita energia, aquela que a gente sai com vontade de ser! Quero que as pessoas sintam vontade de viver, ouvindo as canções, e queiram ser elas mesmas”, disse a artista.
Mais informações sobre como contribuir para a campanha serão divulgadas nas redes sociais digitais de Maria.
Maria é cantora e compositora paraibana, além de pesquisadora e professora de canto popular. Formada em Música e mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba, é uma das fundadoras do Coletivo e Escola de Canto KantoKa e integrante do grupo vocal AVA. Ela idealizou e dirigiu artisticamente shows como “Descompasso” e seu próximo trabalho “Luminosa”.
Sua trajetória inclui participação no grupo vocal feminista “Marias” e cursos de teatro na Escola de Atores Wolf Maya. Em 2017, estreou na cena musical paraibana com o show “Casa é Morada”, apresentando releituras de músicas paraibanas. Outros projetos importantes incluem “Meu Grito” e “Sobra(e) amor e outras coisas”. Em 2019, foram lançados os shows “Afogamento I” e “Afogamento II”, encerrando com “Nascedouro”.
No ano de 2020, Maria participou do I Festival Eu Fico em Casa e estreou a curta “Casa-cabeça-coração” em parceria com Joyce Barbosa. No mesmo ano, integrou o projeto Ágora Sonora via Zoom e foi a única paraibana participante do Treinam (Turma Remota de Ensino Intensivo para Artistas Mulheres), onde apresentou um pitch para grandes nomes da música brasileira.
Em 2022, retornou com o show “Descompasso”, destacando composições femininas paraibanas e suas canções autorais. Em 2023, foi selecionado para o programa Mulheres Empoderadas da Sinfônica, recebendo mentorias de autogerenciamento e impulso de carreira. Fez parte da programação do Viva Usina 2024 com o show “Descompasso”.
Data: 05/07/2024 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Café da Usina – Instituto Energisa
Endereço: Rua João Bernardo de Albuquerque, 243, Tambiá, João Pessoa, Brasil
Capa artística: R$15 (meia) / R$30 (inteira)
Vendas antecipadas no Sympla: Link para compra
Fonte: Assessoria de imprensa