Política -
“Chica da Silva”: PT aponta racismo em fala de Zambelli sobre Benedita
Termômetro da Política
Compartilhe:

Durante live na rede social digital Instagram, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) chamou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica da Silva”. No vídeo, a parlamentar do PL reclamava de não ter “poder de fala” na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, evento realizado em Maceió. “Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que que não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse Zambelli.

Zambelli (à dir.) chamou Benedita (à esq.) de “Chica da Silva” (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

Chica da Silva foi uma mulher escravizada que viveu no Brasil durante o século 18. Com a alforria, juntou riqueza e poder, rompeu barreiras sociais e raciais. Símbolo de resistência, a história virou inspiração. 

Veja também
“Precisamos colocar a carne na cesta básica”, diz Lula sobre isenção

Circulam nas redes sociais o vídeo de Zambelli e uma publicação do PT que condena a declaração. A última foi compartilhada por Benedita, que também é a atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.

“Nossa solidariedade e apoio a nossa grande referência e exemplo de luta @dasilvabenedita, que foi chamada de “Chica da Silva” pela deputada bolsonarista Carla Zambelli. Benedita tem uma trajetória política exemplar, principalmente na luta do povo preto. Racistas não passarão”, diz texto da publicação do PT-RJ na plataforma X.

A primeira-dama Janja Lula da Silva apoiou Benedita.

“Bené é uma inspiração para todas nós. Uma mulher que é sinônimo de força política e que, há décadas, é referência por sua luta pelos direitos das mulheres, da população negra e dos mais vulneráveis do nosso país.

Seu tamanho e relevância são gigantes e estão marcados na história da democracia brasileira. A pequenês e o discurso racista da extrema direita nunca apagará isso.

Neste Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, deixo aqui meu repúdio ao racismo e ao preconceito, e externo toda minha solidariedade e o meu afeto à minha madrinha”, escreveu Janja.

Lula fez elogios para Benedita.

“Minha amiga e companheira de muitas décadas @dasilvabenedita. Exemplo de fé, muito trabalho e amor pelo povo brasileiro”, disse Lula.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também fez uma publicação se solidarizando com Benedita.

“Não podemos aceitar que discursos racistas e de ódio encontrem espaço em nossa sociedade e muito menos vindos de parlamentares, que devem seguir uma conduta ética e exemplar”, publicou.

Com informações de g1

Compartilhe: