Durante todo ano, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) realiza trabalho preventivo visando evitar transtornos à população no período chuvoso. Essas ações são intensificadas no inverno, principalmente as visitas as comunidades ribeirinhas, assim como as áreas de barreiras e encostas, para evitar ocupação de locais ou imóveis com risco de desabamentos.
Uma das áreas com atenção constate é no Alto do Mateus, onde as equipes da Compdec-JP estiveram recentemente, percorreram pontos do bairro e constataram que não houve reocupação dos locais onde os imóveis que foram desocupados ou demolidos por oferecerem risco iminente de desabamento. Todas as famílias que precisaram sair dessas casas foram assistidas pelos programas sociais da prefeitura de João Pessoa.
Veja também
Maioria pela 1ª vez, mulheres encabeçam sonhos de medalhas em Paris
O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, reforçou o objetivo das visitas e observou que, além disso, existem outras famílias em vulnerabilidade que são atendidas pelo serviço social da Compdec-JP.
“O trabalho preventivo é fundamental e com ele temos conseguido passar pelas últimas chuvas, até o momento, sem ocorrências graves. Essas visitas in loco são de extrema importância para que se verifique a atual situação das comunidades em área de risco. Na visita ao Alto do Mateus, foi possível verificar que os imóveis que anteriormente foram interditados por essa coordenadoria, por estarem em situação de risco, permanecem desocupados e/ou já foram devidamente demolidos”, destacou Jailton Gomes.
O coordenador da Compdec-JP destacou ainda que “nas visitas, reforçamos para a população local a importância de entrar em contato com a Defesa Civil em caso de alguma situação de risco verificada”.
No primeiro semestre deste ano, a Defesa Civil realizou a limpeza e desassoreamento de 8.448,44 metros de rios na capital, em 2.686,62 horas trabalhadas. Ao todo, desde janeiro de 2021, foram limpos 60.788,38 metros em 19.136,22 horas de trabalho, nos rios Cabelo, Cuiá, Jaguaribe, Laranjeiras, Mandacaru e Timbó.
O trabalho realizado nos rios garante a fluidez das águas e beneficia as comunidades Alfa Beta Gama, Beira Molhada, Engenho Velho, Frei Damião, Jardim Guaíba, Penha, São Luiz, São Rafael, Timbó, Tito Silva, Vale das Palmeiras e Varjão, pois minimiza os impactos das inundações e garante a segurança dos moradores.
A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
Fonte: PMJP