A Escola Fenelon Câmara, no Geisel, é a 38ª unidade reconstruída pela prefeitura de João Pessoa, com padrão tecnológico, de inclusão, mais conforto e acessibilidade. A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), com a presença do prefeito em exercício, Nominando Diniz, que destacou o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal por parte do município, que antes de construir prevê a recuperação do patrimônio.
“Está no artigo 45: uma escola como todo logradouro público. Então essa reconstrução não significa apenas a recuperação de uma escola, mas o cumprimento da lei. Então, de parabéns a administração pública, que ao atender a Lei de Responsabilidade Fiscal, atende o desejo da comunidade em entregar uma escola plenamente recuperada e equipada”, afirmou o prefeito em exercício.
Veja também
Brasil colocou taxação de super-ricos na agenda global, diz Haddad
Nesse cumprimento da lei, a prefeitura de João Pessoa ainda está reconstruindo outras 49 unidades, todas com o mesmo padrão de infraestrutura, garantindo espaços climatizados, algumas com ampliação de salas, cobertura de ginásio e as inovações da Sala Google, espaço maker e materiais Lego.
“Quando a gente chegou aqui no município, tínhamos as escolas um pouco acabadinhas, onde os meninos estavam muito sufocados, sem ter espaço, porque saiu de uma pandemia, um ano e meio sem melhorias. Pegamos 45 escolas que tinham iniciado uma reforma e estavam com problemas, mas a gente juntou as mãos, junto com a Seinfra, e a gente conseguiu fazer essa retomada”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro.
A Escola Fenelon Câmara atende 979 alunos, do 6° ao 9° ano, e se destaca por projetos culturais como banda marcial com corpo coreográfico, teatro infantil, obras literárias, além de grupos de dança. De acordo com a diretora pedagógica da unidade, Lucidalva Alves, esses projetos serão fortalecidos, agora com espaços mais adequados para sua realização.
“Essa reforma vai proporcionar um grande avanço pedagógico, porque ficou maravilhosamente ótima, a sala maker, a sala Google, as salas de aula todas climatizadas, ambientação ideal, adequada para uma boa aprendizagem. Já temos ótimos professores, uma ótima pedagogia, que será aliada à tecnologia”, comemorou a diretora.
-Modernização da fachada e acesso à edificação;
-Construção de novos banheiros;
-Serviços de impermeabilização;
-Pintura de toda a edificação;
-Construção de reservatório d’água;
-Execução de projeto elétrico e subestação (aprovado pela energisa);
-Execução de projeto de combate a incêndio aprovado pelo corpo de Bombeiros;
-Execução, revisão e recuperação de coberta;
-Execução de projeto de climatização;
-Recuperação e substituição de pisos;
-Reparos e substituição de rede hidrossanitária;
-Recuperação e substituição de esquadrias;
-Instalação de bancadas e divisórias em granito;
-Adequação da acessibilidade;
-Pavimentação em piso intertravado (calçada).
Fonte: PMJP