O prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena (Progressistas), comemorou, na última quarta-feira (14), a aprovação por parte do Senado do crédito externo da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para financiar o Programa de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Urbano, Integrado e Sustentável de João Pessoa.
Uma das áreas de atuação do Programa é o Complexo Beira Rio, formado pelas comunidades São Rafael, Santa Clara, Tito Silva, Miramar, Vila Tambauzinho, Brasília de Palha, Cafofo Liberdade e Padre Hildon Bandeira. Serão projetados quatro novos corredores, dois deles em parceria com o Governo da Paraíba, além de cinco novos Terminais de Integração na cidade.
Veja também
Senado aprova novas regras para pagamento de dívidas dos estados
“É um dia histórico para João Pessoa. A aprovação do crédito externo advindo da AFD marca um passo gigantesco rumo a uma cidade mais moderna, eficiente e sustentável. Com o Programa João Pessoa Sustentável (parceria com Banco Interamericano do Desenvolvimento – BID), estamos investindo no futuro da nossa mobilidade urbana, garantindo que todos os pessoenses tenham acesso a um transporte público de qualidade, rápido e ecologicamente responsável”, afirmou Cícero.
Um dos grandes destaques deste projeto são os BRS (Bus Rapid System, Sistema Rápido de Ônibus), que são veículos articulados e elétricos, com vias próprias para o transporte. “Os novos BRSs, nossos ônibus articulados e elétricos, são um dos principais símbolos dessa transformação. Com vias exclusivas, eles vão proporcionar uma mobilidade mais ágil e segura, conectando nossas comunidades de forma integrada e desenvolvendo diversas regiões da cidade. Essa é a João Pessoa que queremos e estamos construindo juntos: uma cidade que avança com responsabilidade e visão de futuro”, disse o prefeito.
A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) foi a relatora da proposta no Senado e destacou o trabalho da gestão de Cícero Lucena nas contas do município. “A gente votou o maior pacote de recursos para investimentos em mobilidade urbana de João Pessoa. Eu tenho muita honra de estar relatando esse empréstimo. Isso só é possível por conta da capacidade fiscal que João Pessoa tem, que é um trabalho fiscal excelente”, pontuou.
Com a aprovação do crédito, todos os trâmites burocráticos devem estar finalizados dentro de 30 dias, o que garante o recebimento dos recursos para dar início ao projeto na capital paraibana.
Fonte: Assessoria de imprensa